Search
Close this search box.

Bolsonaro sente o gostinho da cadeia – 18/07/2025 – Hélio Schwartsman

A imagem mostra dois homens dentro de um carro. O homem da frente está usando óculos escuros e parece estar focado na estrada. O segundo homem, que está atrás, é menos visível devido ao reflexo e à iluminação. A imagem tem um aspecto embaçado, possivelmente devido a sujeira no vidro ou reflexos.

As medidas cautelares que o STF impôs a Jair Bolsonaro se desenham como uma prévia, um “amuse bouche”, da pena de prisão a que ele quase certamente será condenado. É bom que o capitão reformado vá experimentando aos poucos as restrições de liberdade a que será submetido. Imagino que o gradualismo diminua o risco de depressão carcerária. Saúde em primeiro lugar.

Se as informações de que o ex-mandatário preparava uma fuga são confiáveis, as medidas adotadas estão plenamente justificadas. Seria muito ruim para a Justiça se Bolsonaro conseguisse furtar-se a sanções penais por crimes graves que tenha cometido e pelos quais tenha sido julgado numa corte que tem falhas, mas que fica ainda muito aquém de configurar-se como tribunal de exceção.

Vale observar que o ministro Alexandre de Moraes, tido como severíssimo, até exerceu alguma autocontenção. O risco de fuga, afinal, justifica não apenas medidas cautelares, como a tornozeleira afixada ao ex-presidente, mas a própria prisão preventiva, que o magistrado graciosamente dispensou.

As maquinações de Dudu em Washington não são, é claro, a causa dos dissabores de Bolsonaro, mas foram o elemento que precipitou essa situação. Se arrependimento matasse…

No plano político, Lula vai faturando em cima dos erros do clã e ganha autoconfiança. Encontrou disposição até para vetar o PL que aumenta o número de deputados. No mérito, o veto é corretíssimo, mas veremos após o recesso parlamentar se o governo terá fôlego para aguentar a resposta do centrão. Encontrar e aprovar pautas-bomba nunca foi um problema para o grupo.

Os clássicos nos alertam para os perigos da “hýbris” (soberba). A eleição é só daqui a um ano e três meses, e o surto de popularidade proporcionado pelas trapalhadas dos Bolsonaros tende a ser transitório. Se o governo não se voltar para as questões que afetam a vida real dos brasileiros, é provável que os mesmos problemas que vinham até aqui minando a avaliação da administração voltem a dar as cartas.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados

Principais notícias

Malha viária estadual em alerta: especialistas apontam caminhos para reverter o colapso da infraestrutura
Fernando Campos, o Donan, deixa ESPN e vai para a Cazé TV - 13/05/2025 - Outro Canal
“Descobrimos um Oásis Financeiro: A Cazuni e a Verdadeira Reconstrução de Crédito”

Leia mais

natany-6-1-
Jovem é sequestrada na saída de igreja, feita refém no próprio carro e morta no Ceará; três são presos
Professor estressado e cansado _ Foto Premium
Como Evitar o Apagão de Professores? A Solução Não é Complexa
Imagem do WhatsApp de 2025-02-14 à(s) 18.34
Análise Preditiva: O Segredo por Trás do Crescimento das Empresas
Imagem do WhatsApp de 2025-02-14 à(s) 18.34
Vision Smart Analytics: O Novo Aliado das Empresas na Era dos Dados
Imagem do WhatsApp de 2025-01-09 à(s) 21.44
Segurança Pública: um desafio que exige soluções urgentes e integradas
empreendimentos-industriais-768x512
Ceará é o terceiro do Nordeste com mais empresas beneficiadas por incentivos