Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tarifaço de Trump: governador petista decreta emergência

Tarifaço de Trump: governador petista decreta emergência

O governo do Ceará decretou situação de emergência nesta quinta-feira (4) em razão do impacto do tarifaço dos Estados Unidos. O decreto nº 36.828, assinado pelo governador Elmano de Freitas (PT), garante a solicitação e obtenção de recursos federais e estaduais para lidar com o problema.

No setor de exportações, o Ceará tem dependência do mercado norte-americano, responsável por mais de 44% das exportações locais. As tarifas impactam siderurgia, frutas, pescados e pás eólicas.

As exceções previstas pelo governo dos EUA não contemplaram a maioria dos produtos cearenses. Segundo o governo do estado, mais de 90% das mercadorias seguem sujeitas ao aumento de 50% nas tarifas.

No primeiro semestre de 2025, o Ceará exportou mais de US$ 1,1 bilhão. A siderurgia respondeu por US$ 528 milhões, quase metade do total. Os dados mostram que o setor representa 49% de todas as vendas externas do estado entre janeiro e junho, consolidando-se como a base das exportações cearenses.

O peso recai sobre empresas que já registram queda no volume exportado desde agosto, o que pressiona a geração de empregos e a arrecadação do Estado.

Governo compra de produtores locais que comprovarem perdas com tarifaço

O governo também abriu licitação com apoio a empresas do setor alimentício prejudicadas pelas tarifas. A iniciativa prevê a compra de mel, castanha, filé de peixe, água de coco e cajuína de empresas que comprovarem perdas em relação a 2024.

O governo do Ceará já havia sancionado, em 7 de agosto, uma lei que previa apoio emergencial às empresas impactadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos. Confira as medidas:

  • auxílio financeiro às empresas que exportam para os Estados Unidos;
  • compra de produtos dessas empresas para atender equipamentos do governo;
  • antecipação de pagamento de créditos;
  • aumento de incentivos fiscais, além da instalação do Comitê Estratégico para acompanhar a aplicação das medidas.

A legislação autorizou o Executivo a conceder auxílio financeiro direto às empresas exportadoras e a comprar seus produtos para abastecer equipamentos estaduais.

Tarifaço completa um mês de vigência

Neste sábado (6) o tarifaço de Trump completa um mês de vigência. A elevação das tarifas faz parte da estratégia do presidente norte-americano no contexto da disputa comercial com parceiros internacionais. Além das tarifas, Washington também adotou sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e abriu investigação sobre o Pix, etanol, pirataria e em outras frentes.

Moraes é relator do processo que apura suposta tentativa de golpe em 2022 envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados. Trump acusa o magistrado de perseguir Bolsonaro e de violar a liberdade de expressão ao impor obrigações às plataformas digitais.



Fonte ==> UOL

Relacionados

Principais notícias

Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento
Instabilidade política ameaça democracias e economia global.
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento

Leia mais

_DSC0145g
Ricardo Cattani destaca o papel estratégico da consultoria comercial no crescimento das empresas brasileiras
Captura de tela 2025-11-03 132048
Feira Construlev Expo 2025 impulsiona a construção leve e sustentável no Brasil
WhatsApp Image 2025-10-31 at 1.16
Dra. Marcela Amaral lança guia que une neurociência e empatia para compreender o autismo
Brasileirão 2025: São Paulo e Corinthians decolam em chance de Libertadores
Brasileirão 2025: São Paulo e Corinthians decolam em chance de Libertadores
Tucco e Luciano Menezes, diretores da PRNews, durante anúncio da nova sociedade e expansão da plataforma de reputação digital.
PRNews consolida nova sociedade e amplia ecossistema de mídia
Investigada e amiga de chefão morto: quem é Porcelana
Investigada e amiga de chefão morto: quem é Porcelana