Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Estudo revela intervalo ideal entre refeições para reduzir risco de morte

Estudo revela o alimento que pode reduzir a gordura do fígado em 50%

Um novo estudo publicado na revista Aging Cell revelou que o intervalo entre as refeições pode influenciar diretamente a longevidade. A pesquisa apontou que manter uma janela moderada de alimentação, entre 11 e 12 horas por dia, está relacionado a uma redução no risco de mortalidade.

Segundo os pesquisadores, intervalos mais curtos, inferiores a oito horas, elevaram o risco de morte em até 34% em comparação ao grupo de referência. Já janelas mais longas, acima de 15 horas, aumentaram o risco em cerca de 25%. Entre as mulheres, os efeitos negativos foram ainda mais evidentes em períodos mais restritos de alimentação, enquanto nos homens a diferença não foi significativa.

Dietas com limitação de horários, quando aplicadas de forma moderada, mostraram benefícios como melhora nos níveis de glicose e lipídios, menor estresse e maior saúde cardiovascular. Por outro lado, a restrição excessiva pode trazer mais prejuízos que vantagens.

Outro estudo, publicado na revista Communications Medicine, também associou o atraso no horário do café da manhã a problemas físicos e psicológicos, como fadiga, ansiedade, depressão e até maior risco de morte precoce. A cada hora de atraso, o risco aumentava em cerca de 10%.

Para os especialistas, ajustar a rotina de alimentação pode ser uma forma simples e não farmacológica de contribuir para um envelhecimento mais saudável, especialmente em populações idosas mais vulneráveis a doenças crônicas e declínio funcional.

Pesquisa internacional aponta que incluir alimentos como batata, arroz, leguminosas e banana verde na dieta pode diminuir a gordura hepática e melhorar a saúde intestinal, oferecendo esperança no tratamento da doença hepática gordurosa não alcoólica, que afeta milhões

Notícias ao Minuto | 05:10 – 15/09/2025



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

O novo mapa do ensino jurídico em São Paulo
Ivan Baptista defende valorização da segurança pública e apresenta propostas voltadas aos servidores e à redução da desigualdade social no Rio de Janeiro
Alien Summit Campinas chega à 6ª edição reunindo pesquisadores da Ufologia Científica e Expansão da Consciência

Leia mais

Charles sugeriu mudar nome de Kate e deixou William furioso, diz livro
Wagner Moura leva 'A Última Casa' ao topo da Netflix apesar de críticas negativas
'Minha filha me ensinou que cuidar também é ato de coragem', diz Henrique Fogaça
Ana Paula Renault faz reflexão sobre paternidade presente e se emociona no Dia dos Pais
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
'Ela só quer aparecer', declara Xuxa sobre críticas de Mara Maravilha
Fãs resgatam ensaio nu de Mara Maravilha em meio a treta com Xuxa
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Figo detona Infantino e pede saída imediata: “Tem que sair. Já”
FIFA admite erros, mas reafirma apoio a Infantino após reunião