Um novo estudo descobriu que 67% dos ouvintes globais de podcast dizem que fizeram uma compra diretamente por causa de uma recomendação de um podcast, o que levanta a questão: os podcasters são influenciadores?
O estudo, “Podcast Pulse 2025,” (sem necessidade de registro) da plataforma de monetização de podcast Acast, descobriu que 75% dos ouvintes de podcast não consideram os podcasters influenciadores. Mas também descobriu que, ao contrário dos influenciadores tradicionais, os podcasters conquistam a confiança do público através de uma ligação genuína e significativa – uma dinâmica que vai muito além do alcance. Por exemplo, o estudo descobriu que 84% dos ouvintes dizem que um podcaster mudou de ideia sobre algo em que antes acreditavam.
Greg Glenday, CEO da Acast, gosta do termo “influenciador narrativo” para descrever a posição dos podcasts no mercado.
“Se você quiser demorar mais e desvendar uma história, ela ainda é influente, mas não está gritando com você porque o produto foi lançado. É como, ‘Vamos conversar sobre isso. Vamos ter uma discussão mais longa'”, disse Glenday à MarTech.
Os dados da pesquisa demonstram esse desejo dos ouvintes de se aprofundar. Os podcasts são a primeira escolha para ouvintes que desejam compreender um tópico em profundidade, incluindo 58% dos jovens de 18 a 24 anos, 62% dos jovens de 25 a 34 anos e 60% dos jovens de 35 a 44 anos, concluiu o relatório.
Quando os ouvintes de podcast estão considerando uma compra, o estudo descobriu que os apresentadores de podcast agora estão ao lado dos jornalistas em credibilidade (33%), colocando-os à frente dos YouTubers (31%), influenciadores de mídia social (28%) e celebridades (25%).
Embora os criadores de podcast sejam ativos onde seus fãs estão – 46% passam tempo interagindo ativamente com os fãs em plataformas de mídia social – o áudio continua sendo o meio onde eles constroem sua conexão mais forte. Os ouvintes classificam o feed de áudio do podcast (55%) significativamente mais alto do que as mídias sociais (15%) por estabelecerem o relacionamento mais profundo.
Quarenta por cento dos ouvintes entrevistados disseram que ouvem principalmente podcasts, mas às vezes os assistem, enquanto 27% ouvem e assistem versões em áudio e vídeo. Apenas 17 por cento consumir podcasts de vídeo exclusivamente.
Aprofunde-se: três motivos pelos quais seus anúncios sociais pagos não estão convertendo (e como corrigi-los)
Publicidade em podcast: escala versus ressonância
Os ouvintes de podcast veem os anúncios de podcast como mais autênticos (45%), mais memoráveis (44%) e mais relevantes para os interesses (43%).
Muitos dos dados do relatório Acast contam uma história de ressonância e paixão entre o público do podcast, mas durante anos o negócio de mídia operou principalmente em escala – espectadores, impressões, visualizações de páginas e muito mais. A ressonância é mais difícil de vender. Mesmo assim, Glenday e sua equipe estão trabalhando na agregação de públicos, o que é algo relativamente novo no espaço de podcast.
“Aceitamos todas essas reclamações dos anunciantes e isso se torna nosso roteiro tecnológico”, disse ele.
Quanto à escala: “Qualquer um pode obter escala. Um comprador de mídia… ele ou ela pode obter 1 milhão de impressões e reservá-las pelo telefone no caminho para casa”, disse Glenday.
O relatório Acast é baseado em pesquisas conduzidas pela Differentology com mais de 2.500 ouvintes de podcast em nove mercados: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, França, Alemanha, México, Noruega e Suécia.
Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.
MarTech é propriedade da Semrush. Continuamos comprometidos em fornecer cobertura de alta qualidade de tópicos de marketing. Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página foi escrito por um funcionário ou contratado remunerado da Semrush Inc.