Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Hugo Motta anuncia relator do projeto que cria Marco Legal do Combate ao Crime Organizado

Discussão e votação de propostas legislativas. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Hugo Motta, presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (7) em suas redes sociais que o deputado Derrite (PL-SP) será o relator do Projeto de Lei 5582/25, encaminhado pelo governo federal ao Congresso. Segundo Motta, a proposta vai se tornar o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil.

Derrite reassumiu ontem o mandato. Ele estava licenciado exercendo o cargo de secretário de Segurança Pública de São Paulo. “Assumo com muita responsabilidade a relatoria do PL Antifacções com um objetivo claro: lutar pela severa punição daqueles que escolhem o caminho do crime organizado”, publicou Derrite em suas redes sociais.

Hugo Motta já havia anunciado para a próxima semana a análise desta e de outras propostas de combate ao crime organizado.

O projeto do Executivo busca modernizar a legislação sobre organizações criminosas, com foco em reforçar a cooperação entre órgãos de segurança pública e o sistema de Justiça, além de endurecer penas e procedimentos investigativos.

Entre as principais inovações previstas estão:

  • A criação da figura de “facção criminosa” ou “organização criminosa qualificada”, quando o grupo visa controlar territórios ou atividades econômicas pela violência ou ameaça;
  • Penas elevadas para quem integrar, financiar ou promover tais organizações — de 8 a 15 anos de reclusão — e para homicídio cometido a mando das facções, de 12 a 30 anos, com enquadramento como crime hediondo;
  • Agravantes específicos: participação de criança ou adolescente, uso de arma restrita ou explosivo, infiltração no setor público, atuação transnacional, controle de território pela organização, entre outras medidas.

O texto tramita em regime de urgência.



Fonte ==> Camara

Relacionados

Principais notícias

MS lança Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos e se conecta à agenda da COP30
O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
Moradores Denunciam controle político, Assédio e Manipulação Eleitoral no Loteamento Altavistta, em Barra de São Miguel (AL)

Leia mais

Vídeo mostra momento em que paraquedista fica preso na asa de avião
Engavetamento com seis veículos na Dutra deixa um morto e 43 feridos em SP
WhatsApp Image 2025-12-11 at 09.55
Fairmont Copacabana lota salão em noite de lançamento de livro
WhatsApp Image 2025-12-10 at 12.07
“O Universo Mulher” tem lançamento marcante no Rio de Janeiro e consagra a presença da Dra. Marcela Amaral entre as protagonistas do novo feminino
WhatsApp Image 2025-12-10 at 4.34
Edufor inaugura nova fase e reafirma protagonismo no ensino digital
Equipe da APet posa durante a cerimônia do Prêmio Reclame AQUI 2025 em São Paulo. Da esquerda para a direita: Regina Gênova (CFO), Luiz Gênova (CEO), Andrea Valle (CXO) e Leonardo Raphaelli (COO), com o painel oficial do prêmio ao fundo.
Prêmio Reclame AQUI 2025 reconhece empresas que priorizam a transparência junto ao consumidor
WhatsApp Image 2025-12-10 at 17.25
M | B imobiliária & arquitetura: Construindo Sonhos e Transformando a Cultura e o esporte de Cataguases