Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Especialistas revelam qual é o pior queijo para o intestino e colesterol

Saiba qual queijo pode aumentar seu colesterol e prejudicar o coração

O ideal é dar uma olhada na geladeira e ver quais queijos você tem guardados. Alguns deles podem estar prejudicando sua saúde intestinal sem que você perceba. Gastroenterologistas apontaram qual é o pior tipo de queijo para o intestino  e vale evitar esse grupo e optar por outras opções.

“Embora alguns queijos não sejam os melhores para o coração, outros podem impactar diretamente a microbiota do estômago e do intestino”, explicou a gastroenterologista Ekta Gupta à revista Parade.

Ela acrescenta que certos tipos podem favorecer o ganho de peso e aumentar muito a ingestão de sal, o que sobrecarrega os rins e estimula processos inflamatórios. A moderação, segundo ela, é essencial, já que “mesmo o queijo processado tem algum valor nutricional, como cálcio, proteína e vitaminas”.

Afinal, qual é o pior queijo para a saúde intestinal?

“Os piores são os altamente processados e com muito sal. Isso inclui queijos ralados industrializados e fatias aromatizadas”, afirma Ekta Gupta.

A gastroenterologista Ritu Nahar reforça: “Quando falamos de saúde intestinal, queijos processados como o queijo americano [queijo fundido] estão entre as piores escolhas. São ricos em gordura saturada, sódio e emulsificantes, que podem alterar o microbioma intestinal e causar inflamação e inchaço.”

O pior queijo para quem tem colesterol alto

Para quem precisa controlar o colesterol, há um tipo que merece atenção redobrada. A dieta é determinante, e alguns queijos podem ser consumidos com moderação. “O queijo é rico em gordura saturada, que pode elevar o LDL, o colesterol ruim”, diz a nutricionista Keri Gans.

Com o tempo, níveis elevados de colesterol aumentam o risco de doenças cardíacas. Segundo a nutricionista Jessica Cording, a necessidade de restringir o consumo depende de fatores como o histórico pessoal e familiar e os hábitos alimentares.

Ainda assim, há um queijo que se destaca negativamente: o brie. “O brie é muito cremoso e possui alto teor de gordura saturada, então deve ser consumido apenas ocasionalmente”, explica a nutricionista Tara Gidus Collingwood.

A textura macia e o sabor suave tornam fácil exagerar. Uma porção de 28 gramas pode ter até 7,5 gramas de gordura, sendo quase cinco gramas de gordura saturada. Comer uma ou outra fatia eventualmente não é um problema, mas porções grandes ou frequentes podem elevar significativamente o colesterol.
 

Rico em gordura saturada, o queijo brie pode elevar os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Nutricionistas recomendam moderação e alertam que o consumo frequente de queijos gordurosos e carnes processadas pode agravar o problema

Notícias ao Minuto | 06:50 – 06/11/2025

 
 



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

Instabilidade política ameaça democracias e economia global.
Lula passa por novos exames e é liberado para viagens aéreas
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento

Leia mais

Ex-Ken Humano relata crise, pede ajuda e diz temer viver nas ruas
Marina Lima diz que morar em casas separadas melhorou seu casamento
WhatsApp Image 2025-11-21 at 4.43
Do Vale do Jequitinhonha ao Cenário Acadêmico Internacional: A Ascensão do Pesquisador Claugildo de Sá em Políticas Educacionais no Brasil
WhatsApp Image 2025-11-24 at 20.37
O Caminho para uma Vida Saudável com Matheus Oliveira 
Captura de tela 2025-11-24 160409
Rogério Rocha ganha destaque na Forbes Latina e reforça protagonismo no entretenimento independente
WhatsApp Image 2025-11-24 at 09.45
Narcisa, Luana Piovani, Zezé Motta e Andressa Urach reacendem o debate sobre abandono afetivo
WhatsApp Image 2025-11-23 at 10.03
A Ansiedade na Alta Performance: o colapso silencioso de líderes que não conseguem parar