Os profissionais de marketing B2B dos EUA estão a lidar com um paradoxo: estão a gastar mais do que qualquer outra pessoa, mas sentem-se menos seguros quanto ao retorno.
Mais da metade (55%) dos profissionais de marketing dos EUA relataram aumentos no orçamento em 2026, enquanto 37% foram solicitados a fazer cortes – a maioria deles abaixo de 10%, de acordo com “The 2026 Marketing Budget Blueprint, Part II” da 10Fold. Mas mesmo com os maiores orçamentos de qualquer região, os profissionais de marketing dos EUA relataram o confiança mais baixa no cumprimento das metas de crescimento.
Essa desconexão é impressionante. Os dados sugerem que, após investimentos agressivos em 2025, alguns programas de marketing podem ter ultrapassado a procura do mercado. Os líderes ficam agora a questionar-se se os níveis de gastos são verdadeiramente sustentáveis — ou se precisam de ser recalibrados para obterem eficiência.
Os profissionais de marketing dos EUA estão apostando alto em marca, conteúdo e IA
Apesar dessas dúvidas, os profissionais de marketing dos EUA não se esquivam de investimentos ousados. Eles estão se inclinando para ações de longo prazo – especialmente conteúdo e construção de marca – que juntos respondem por 15,8% do gasto total. Isso não é apenas um impulso de branding; provavelmente faz parte de uma estratégia crescente para capturar tráfego orgânico de pesquisas geradas por IA (LLMs e além).
Aprofunde-se: O futuro do DAM é inteligente, integrado e essencial
O marketing de produtos e a geração de leads estão se mantendo estáveis e sendo financiados em níveis semelhantes. Mas a tendência de destaque é a IA. As empresas dos EUA estão a liderar o investimento em ferramentas de IA concebidas para dimensionar o marketing e a investigação de produtos – um sinal claro de que a automatização e a geração de insights estão agora incorporadas nas estratégias de crescimento.
Ainda assim, há uma ruga.
Liderança e marketing nem sempre concordam com a recompensa da IA
Mesmo à medida que os orçamentos de IA aumentam, há uma tensão crescente em torno das expectativas.
Nos EUA, 27% dos líderes de marketing acreditam que a liderança sénior sobrestima o que a IA irá realmente proporcionar em termos de impacto financeiro e ganhos de produtividade. Essa desconexão não é exclusiva dos EUA, mas é mais pronunciada do que no Reino Unido (23%) ou na Alemanha (onde a maioria dos profissionais de marketing – 71% – afirma que seu C-suite tem um realista visão do lado positivo da IA).
Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.
MarTech é propriedade da Semrush. Continuamos comprometidos em fornecer cobertura de alta qualidade de tópicos de marketing. Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página foi escrito por um funcionário ou contratado remunerado da Semrush Inc.