“Olá, nós somos o The Rose”, disse a banda sul-coreana ao começar o show na noite deste domingo (21), em São Paulo. Eles, porém, nem precisam mais se apresentar: é a quinta vez no Brasil. Os setores lotados do Espaço Unimed, casa com capacidade de 8.000 lugares, também indicam que muita gente já os conhece.
Mesmo vindo tantas vezes num período de oito anos, o quarteto mostrou que tem um público cativo. Eles não esgotaram os ingressos, mas atraíram uma plateia muito maior que o Monsta X, grupo de k-pop popular que se apresentou no mesmo local há duas semanas, sete anos após a última vinda à capital paulista.
O The Rose se difere dos grupos de k-pop: os integrantes produzem o próprio trabalho, um pop rock mais indie. Os quatro tocam instrumentos no palco, cantam ao vivo o tempo inteiro e não dançam coreografias. Na formação estão Woosung Kim, mais conhecido como Sammy (líder, vocais e guitarra), Dojoon Park/Leo (vocais, guitarra e teclado), Taegyeom Lee/Jeff (baixo) e Hajoon Lee/Dylan (bateria).
A banda veio pela primeira vez ao Brasil em 2018, um ano após debutar, para dois shows em casas pequenas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2022, esgotaram os ingressos no Cine Joia, mas mudaram a apresentação para o Espaço Unimed —cinco vezes maior— após reclamação dos fãs.
No ano seguinte, voltaram como a primeira banda coreana a tocar no Lollapalooza brasileiro –eles entraram como uma substituição. A última vinda foi em 2025, quando encheram o Vibra.
“Toda vez que venho ao Brasil, sinto como vocês são apaixonados”, comentou o baixista Jeff, neste domingo.
O público sabia cantar de cor a letra de “Utopia”, single lançado no último dia 10, que abriu a apresentação. A performance de cerca de 1h30 manteve um clima animado, com os fãs cantando e pulando, pela maior parte do tempo. “Sorry” e “She’s in the Rain”, os maiores sucessos, foram as que cantaram mais alto.
“Obrigado por comprarem ingresso sem a gente ter lançado álbum novo”, brincou Sammy. A banda já havia lançado “WRLD”, disco mais recente, quando veio no ano passado.
Em outra interação, o vocalista Leo leu uma carta em português. “Foi graças ao amor e apoio de vocês durante esses últimos nove anos que estamos aqui hoje”, disse.
O quarteto é conhecido por seguir uma pegada autoajuda nas músicas, que se estende na relação com os fãs. Durante o show, comentaram que sem os fãs não conseguiriam curar os “pequenos traumas” deles. Falaram sobre amor e pediram para os presentes fecharem os olhos e sentirem a energia ao redor.
A certa altura, o clima animado deu lugar a um tom emocional, com quase todas as luzes do local apagadas, para falar sobre o hiato da banda. O The Rose anunciou uma pausa após a turnê “Rosetopia”.
Sammy, o líder, explicou que cada integrante vai focar na própria vida e carreira por um tempo. “São dez anos juntos tão focados em fazer a banda funcionar que esquecemos que somos almas individuais”, ele disse. “Esperamos que a gente volte. Não sei quando vamos nos ver de novo, então obrigado”, completou.
Mas o quarteto não vai deixar os fãs de mãos vazias: prometeram que lançarão um álbum depois da turnê. Para encerrar o show num tom mais alegre, eles repetiram “Utopia” e jogaram rosas para a plateia antes de deixar o palco.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte ==> Folha SP