Hoje à tarde, logo depois do almoço, vi um post que Gominho dedicou a Preta Gil neste Dia do Amigo. Junto a uma linda sequência de fotos dos dois juntos, Gominho fez uma declaração de amor a Preta, dizendo que mais do que uma amiga, ela é mãe, irmã, família e inspiração para toda a vida. E que viver com ela é andar com um clarão de luz que ilumina o mundo.
Fiquei muito tocada com as palavras dele, mas logo percebi que não era a única. Sabrina Sato, Dadá Coelho, Leo Fuchs, fãs, amigos e todos que passavam pelo post, deixavam comentários emocionados. Vivemos tempos tão duros, que quando vemos uma relação de amizade verdadeira, o coração se aquece e os olhos marejam. Poucas horas depois, infelizmente, viria o nó na garganta. A notícia que ninguém queria ouvir: Preta Gil partiu.
A primeira reação foi de choque, de dor, de uma tristeza imensa. Tinhamos tanta esperança de que o tratamento desse certo, que Preta pudesse ficar nessa vida por mais tempo. A sensação é que perdemos essa batalha.Mas ai acontece o milagre.
O riso alto de Preta ressoa na TV. Imagens de Preta arrastando blocos gigantes no carnaval aparecem nas redes. A voz de Preta cantando com Gil no palco ressurge num vídeo. E, de repente, Preta se multiplica em todos os posts, todos os canais, todas as emissoras, por todas as telas. E entendemos que Preta sempre vai estar presente, não do lado de fora, mas do lado de dentro de cada um de nós.
Porque é nos outros que a gente sobrevive. É no amor que plantamos nas pessoas que a nossa vida continua. Temos a ideia errada de que ‘eternidade’ seria viver para sempre aqui na Terra. Não é. Nesse plano, somos todos finitos. Mas é no bem que fazemos, nas lições que passamos, no amor que compartilhamos que nos tornamos eternos. Somos eternos na vida daqueles que afetamos.
E Preta Gil afetou a vida de muita gente. Enfrentando preconceitos, dando aula de auto-aceitação, desmistificando doenças, espalhando alegria. Ao escolher o caminho do amor, da verdade, da coragem e da fé, Preta iluminou o caminho de milhões. E é por causa dessa chama que ela acendeu em cada um de nós que sua luz, sua imensa luz, nunca vai se apagar.
Fonte ==> Folha SP