Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alimentos que fortalecem o coração e reduzem riscos cardiovasculares

Estudo revela hábito diário que pode triplicar risco de câncer de pâncrea

A alimentação tem papel decisivo na saúde do coração, e alguns alimentos podem fazer toda a diferença quando incluídos no dia a dia. O médico Johannes Uys, em entrevista ao site SheFinds, listou os alimentos que você deve ter sempre à mão para melhorar a saúde cardiovascular.

1. Vegetais de folhas verdes

Espinafre, couve, rúcula e agrião são ricos em vitaminas A, C, E e K, minerais como cálcio e magnésio e antioxidantes que combatem radicais livres. Também contêm nitratos naturais, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo o risco de hipertensão.

2. Frutas vermelhas

Morangos, framboesas, mirtilos e amoras concentram antocianinas, pigmentos naturais que dão a cor vibrante e reduzem o estresse oxidativo. Essas frutas auxiliam na diminuição do colesterol LDL (“ruim”), aumentam o HDL (“bom”) e protegem os vasos sanguíneos, além de serem ricas em fibras.

3. Peixes ricos em gordura boa

Salmão, sardinha, atum e truta fornecem ácidos graxos ômega-3, essenciais para reduzir triglicerídeos, controlar processos inflamatórios e melhorar o ritmo cardíaco. O consumo regular desses peixes está associado à diminuição do risco de arritmias e de doenças coronárias.

4. Oleaginosas e sementes

Nozes, amêndoas, castanhas, chia e linhaça são fontes de gorduras insaturadas que ajudam a proteger o coração. Também oferecem fibras solúveis, que auxiliam no controle do colesterol, além de minerais como magnésio e selênio, importantes para a saúde muscular e imunológica.

Dr Johannes Uys afima que incorporar esses alimentos de forma variada e regular à dieta é um passo importante para manter o coração saudável, prevenindo doenças cardiovasculares e promovendo bem-estar a longo prazo.

Pesquisa publicada no JAMA Oncology identificou microrganismos ligados à doença. Especialistas reforçam que escovar os dentes e usar fio dental não só previnem problemas periodontais como também ajudam a proteger contra o câncer. No Brasil, são quase 11 mil casos anuais

Notícias ao Minuto | 04:30 – 23/09/2025



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

O novo mapa do ensino jurídico em São Paulo
Ivan Baptista defende valorização da segurança pública e apresenta propostas voltadas aos servidores e à redução da desigualdade social no Rio de Janeiro
Alien Summit Campinas chega à 6ª edição reunindo pesquisadores da Ufologia Científica e Expansão da Consciência

Leia mais

Charles sugeriu mudar nome de Kate e deixou William furioso, diz livro
Wagner Moura leva 'A Última Casa' ao topo da Netflix apesar de críticas negativas
'Minha filha me ensinou que cuidar também é ato de coragem', diz Henrique Fogaça
Ana Paula Renault faz reflexão sobre paternidade presente e se emociona no Dia dos Pais
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
'Ela só quer aparecer', declara Xuxa sobre críticas de Mara Maravilha
Fãs resgatam ensaio nu de Mara Maravilha em meio a treta com Xuxa
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Figo detona Infantino e pede saída imediata: “Tem que sair. Já”
FIFA admite erros, mas reafirma apoio a Infantino após reunião