Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aventura africana mal feita de Putin

Aventura africana mal feita de Putin

EUno início de agosto Mais de 200 caixotes de manuscritos chegaram a Timbuktu, a cidade no Mali, famosa por sua antiga bolsa de estudos. Os jornais foram esquivados em 2012 para protegê -los dos jihadistas. Para a junta dominante, que assumiu o poder em um golpe em maio de 2021, e o Grupo Wagner, o time mercenário russo que ocorreu alguns meses depois, o retorno dos manuscritos é a prova de sucesso. Eles afirmam que a insegurança que atormentou o Mali há mais de uma década e que o oeste ostensivamente fez muito pouco para parar, está finalmente sendo abordado.

A realidade é diferente. A segurança no Mali, como no resto da região Sahel, onde houve vários golpes nos últimos anos, está piorando. Ao contrário de outros países africanos em que eles operavam, como o Sudão e a República Central da África (CARRO), Os russos falharam em se enriquecer explorando minerais. Mas seus modos brutais causaram tensões dentro do exército da Mali. Estes se espalharam em 11 de agosto, quando dezenas de soldados, incluindo generais que criticaram Wagner, foram expulsos. A saga é um lembrete de que, apesar de todas as preocupações com a intromissão da Rússia na África, sua abordagem tem severas limitações.

A ascensão ao poder de Assimi Goïta, o presidente “interino” que este ano estendeu seu mandato até pelo menos 2030, foi inicialmente recebido por malianos cansados ​​da crescente violência de jihadistas e separatistas. Muitos foram atraídos por sua promessa de afirmar a soberania do Mali após décadas de influência francesa. Sua junta acusou a França e um E Missão de manutenção da paz de ser tímida. Esperava que Wagner estivesse Keener para lutar e mais disposto a obedecer ao comando do Maliano.

Gráfico: The Economist

Os russos conquistaram triunfos precoces. Em 2023, eles ajudaram o Exército a recorrer ao controle de Kidal, uma cidade do norte. No entanto, esse foi um ponto alto. As mortes no país ligadas a jihadistas tiveram uma média de 3.135 por ano, de 2022 a 2024, em comparação com 736 na década anterior, de acordo com o grupo de dados e dados de eventos do conflito armado (Acled)um monitor (consulte o gráfico). Quase 2.000 pessoas já foram mortas este ano, sugerindo uma tendência ascendente. Jnima rede jihadista preeminente no Sahel, está expandindo sua pegada. Nos últimos meses, atacou centros econômicos como Kayes, uma cidade na estrada para Dakar, a capital portuária do Senegal.

Isso não é apenas a responsabilidade de Wagner. A segurança era ruim quando chegou. Hoje, cerca de 2.000 lutadores russos estão no Mali, em comparação com cerca de 5.000 tropas francesas do outro lado do Sahel, no auge de uma missão anti-jihadista liderada por francês que começou a cair em 2021 e 12.000 E Forças de paz antes do golpe. A violência islâmica é ainda pior na vizinha Burkina Faso, onde poucos russos são implantados

Mas a maneira como Wagner opera não é adequada ao contra-terrorismo, como um relatório publicado em 27 de agosto pela Sentry, um equipamento de investigação americano, explica. Acontece que assassinar malianos comuns é uma maneira ruim de conquistar os malianos comuns. Os informantes secaram. No ano passado, 80% das mortes civis estavam nas mãos de soldados da Mali ou Wagner, em vez de Jnimnotas Aclamado. “Eles apenas matam pessoas (suspeitam) sem verificar primeiro”, disse um soldado ao The Sentry. Argumenta que Wagner dirige “prisões ao ar livre” ao bloquear as cidades que acredita que contêm jihadistas. Os russos apoiaram uma milícia acusada de limpeza étnica. Cada vez mais separatistas e jihadistas estão trabalhando juntos contra Wagner e o Exército.

Ninguém contrata mercenários russos por seu amor pela Convenção de Genebra. Mas Wagner irritou muitos no exército. O relatório da Sentry diz que o grupo é racista em relação aos malianos, leva equipamentos do exército sem perguntar e desafia os comandos. Os russos têm prioridade nas evacuações, aumentando o desencanto no rank-and-file do Mali. Um oficial militar disse à sentinela que Wagner “é pior que os franceses, eles acham que meus homens são mais estúpidos do que eles. Passamos da frigideira para o fogo.” Wagner também parece ser uma força de combate medíocre. Em 2024, cerca de 84 russos foram mortos por rebeldes separatistas em uma batalha, após uma cobertura de ar de areia aterrada.

Wagner também não conseguiu muscular na mineração no segundo maior produtor de ouro da África. A junta resistiu aos pedidos para transferir grandes minas de ouro administradas por empresas ocidentais. Em vez disso, o regime usou o espectro russo para extrair mais dinheiro da indústria que fornece mais da metade das receitas tributárias. “Assimi e sua equipe não são tolos, não rejeitamos um invasor para abrir a porta para outra, como eles fizeram em CARRO”Diz um funcionário do ministério da mineração. As tentativas de Wagner de pegar um setor de“ artesanal ”em escala menor também falharam. Inicialmente, ele foi pago pelo orçamento de segurança do Mali. Hoje Moscou pode estar pagando pelo menos parte da conta.

Embora haja pouco apetite por um retorno das elites políticas alidas francesas derrubadas há cinco anos, os soldados que foram purificados por reclamar dos russos estavam refletindo o sentimento do público. “Eu era um dos malianos que acreditava ferozmente que essa presença russa mudaria alguma coisa”, diz um acadêmico. “Hoje estou realmente decepcionado.” Um trabalhador da construção civil em Bamako, a capital, considera que “eles perderam 80% de sua popularidade porque não podem liderar um país … o tecido social desmorona dia a dia”.

É menos claro se as tensões graves se estendem ao topo da junta, aumentando a perspectiva de outro golpe. Alguns analistas sugerem que Goïta quer se diversificar da Rússia (Sadio Camara, o ministro da Defesa, tem vínculos mais próximos com os russos). A América pode estar apostando tanto. O governo Trump enviou autoridades a Bamako e outras capitais regionais para discutir o potencial de ajuda de segurança e acordos minerais. A Turquia, uma fonte de drones, é cada vez mais influente com o Sr. Goïta. Os estados do Golfo também estão ativos.

Isso sugere um problema para a Rússia. O apelo de Wagner era que ele estava disposto a travar batalhas no oeste ou no E recusou. Mas dois anos após a morte de Yevgeny Prigozhin, a figura de Wagner, o Kremlin está controlando -o. Em junho, sua presença no Mali foi renomeada como Corps Africa, com uma linha de responsabilidade mais clara para Moscou. Esta foi uma admissão tácita das deficiências de Wagner. A junta pode se perguntar por que deve confiar em uma Rússia mais avessa a riscos, quando poderia forjar laços mais próximos com a América ou aumentar os poderes intermediários. Quando as armas são para alugar, os governos africanos não precisam renovar seus contratos.



Fonte ==> The Econimist

Relacionados

Principais notícias

PR NEWS revoluciona o mercado com publicações orgânicas e pagamento pós-publicação
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento

Leia mais

Usuários do iPhone consideram trocar celular por um dobrável
Acordo fechado? Apple e Google se unem para lançar Siri com IA
Bar Brahma - Chopps
Bar Brahma: quando São Paulo se encontra entre chope, música e televisão
WhatsApp Image 2025-09-03 at 22.29
Enfermagem, urgência e cuidado: a base invisível que sustenta a saúde brasileira
WhatsApp Image 2025-09-03 at 22.17
Cultura, fé e mercado: o impacto da música gospel na sociedade brasileira
WhatsApp Image 2025-09-03 at 19.27
Gestão e competitividade: o impacto da saúde financeira das empresas na economia brasileira
WhatsApp Image 2025-09-03 at 16.00
Água, infraestrutura e mercado: como a distribuição de bombas impacta a economia e o acesso da população