São Paulo
A última edição do BBB 25 coroou Renata Saldanha como vencedora do prêmio na terça-feira (22), mas também registrou a final com a pior audiência da história do reality show. A baixa audiência se refletiu também nas buscas no Google.
Dados do Google Trends mostram que esta foi uma das edições menos populares, com interesse de buscas em patamar semelhante ao de 2015, no período que compreende os últimos dez anos.
Nas redes sociais, o BBB 25 foi amplamente apontado como a edição mais morna de todos os tempos. Nem mesmo o elenco conseguiu surpreender o público, e o número de seguidores dos participantes não se traduziu em popularidade suficiente para garantir permanência no jogo.
Eliminada ainda em março, Aline Patriarca, por exemplo, se tornou a anônima mais bem-sucedida do reality show da Globo neste ano. Seu alto engajamento nas redes tem chamado a atenção de marcas e já anima a área comercial de influenciadores da emissora. Atualmente, Aline soma 2,1 milhões de seguidores no Instagram. Enquanto alguns participantes do grupo pipoca beiram a casa de 1 milhão de seguidores
Apesar da vitória, Renata não estava entre os participantes mais buscados no Google quando o reality ainda completava seu primeiro mês. O pódio era dominado pelos integrantes do camarote, nesta ordem: Gracyanne Barbosa, Vitória Strada e os irmãos Diego e Daniele Hypolito. Em um ranking que comparava as buscas por todos os participantes, Renata figurava apenas na nona posição.
No período que compreende os últimos dez anos, a edição mais popular em buscas foi a de 2021, que teve Juliette como campeã. Ela se tornou uma das vencedoras mais bem-sucedidas após o reality. Antes mesmo de deixar o programa, já somava 23 milhões de seguidores no Instagram, um feito que nenhum participante do grupo pipoca conseguiu repetir desde então.
Na sequência, aparece a edição de 2020 como a segunda com maior volume de buscas. Essa edição marcou um ponto de virada na história do programa: foi a primeira a contar com o grupo camarote, reunindo famosos que passaram a dividir espaço com o grupo pipoca, formado por anônimos.
A estratégia deu certo e foi mantida nas edições seguintes. No entanto, a presença de celebridades no elenco foi sendo gradualmente reduzida. No BBB 25, o formato passou a ser de entrada em duplas, mas, mesmo entre as duplas do grupo camarote, apenas cinco participantes eram, de fato, figuras públicas.
Na edição anterior, o BBB 24, esse número foi um pouco maior, com seis famosos.
Outra edição popular em volume de buscas foi a de 2022, que marcou a estreia de Tadeu Schmidt como apresentador do programa, substituindo Tiago Leifert. A edição também ficou marcada pelo antagonismo entre o ator Arthur Aguiar e a influenciadora Jade Picon.
Já no BBB 25, as buscas não apresentaram crescimento significativo nem mesmo nas proximidades da final, período que geralmente registra o pico de interesse pelo reality, tradicionalmente ocorrido em meados de abril.
Fonte ==> Folha SP