Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Consumo de cafeína pode enfraquecer efeito de antibióticos, diz estudo

Café pode elevar a pressão, mas traz benefícios ao coração; entenda

Um novo estudo mostra que a cafeína pode atrapalhar a eficácia de alguns antibióticos contra a bactéria Escherichia coli. A pesquisa, conduzida por uma equipe internacional, avaliou 94 substâncias químicas e descobriu que a cafeína reduz a absorção de medicamentos como a ciprofloxacina.

Segundo os pesquisadores, uma simples xícara de café pode diminuir os efeitos de certos tratamentos com antibióticos. O estudo analisou como diferentes substâncias alteram os mecanismos que controlam o que entra e sai das células bacterianas. Aproximadamente um terço delas afetou a atividade genética ligada a esse processo, mas a cafeína foi a que mais se destacou, limitando a absorção de alguns antibióticos pela E. coli.

“O café desencadeia uma cascata de eventos que começa com o regulador genético Rob e resulta em mudanças em várias proteínas de transporte da bactéria, o que reduz a absorção de antibióticos como a ciprofloxacina”, explicou a engenheira biológica Ana Rita Brochado, da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

A descoberta faz parte de estudos sobre resistência de baixo nível a antibióticos não a forma clássica de resistência, mas alterações sutis no funcionamento dos genes que ajudam bactérias a sobreviverem em ambientes hostis.

Os testes mostraram ainda que esse efeito não ocorreu na Salmonella enterica, uma bactéria próxima da E. coli, indicando que a influência da cafeína pode variar de acordo com o micro-organismo.

Os cientistas ressaltam que os experimentos foram feitos em laboratório e não está claro se o consumo normal de café em humanos teria impacto perceptível no tratamento com antibióticos. Esse será o foco de novas pesquisas.

Embora provoque um aumento temporário da pressão arterial, o consumo moderado de café está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares e morte precoce. Especialistas recomendam cautela apenas para quem tem hipertensão grave ou mal controlada, sempre com orientação médica

Notícias ao Minuto | 22:00 – 27/08/2025



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

O novo mapa do ensino jurídico em São Paulo
Ivan Baptista defende valorização da segurança pública e apresenta propostas voltadas aos servidores e à redução da desigualdade social no Rio de Janeiro
Alien Summit Campinas chega à 6ª edição reunindo pesquisadores da Ufologia Científica e Expansão da Consciência

Leia mais

Charles sugeriu mudar nome de Kate e deixou William furioso, diz livro
Wagner Moura leva 'A Última Casa' ao topo da Netflix apesar de críticas negativas
'Minha filha me ensinou que cuidar também é ato de coragem', diz Henrique Fogaça
Ana Paula Renault faz reflexão sobre paternidade presente e se emociona no Dia dos Pais
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
'Ela só quer aparecer', declara Xuxa sobre críticas de Mara Maravilha
Fãs resgatam ensaio nu de Mara Maravilha em meio a treta com Xuxa
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Figo detona Infantino e pede saída imediata: “Tem que sair. Já”
FIFA admite erros, mas reafirma apoio a Infantino após reunião