Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dino suspende pagamentos acima do teto nos Três Poderes

Dino suspende pagamentos acima do teto nos Três Poderes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, decidiu suspender os chamados “penduricalhos” do serviço público nos Três Poderes da República. A liminar de Dino reforçou o cumprimento do teto constitucional de remuneração, que é de R$ 46.366. A decisão será submetida ao Plenário, em data ainda a ser definida pela Presidência do STF.

A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram na terça-feira (3) dois projetos de lei que concederam reajuste e gratificação de até 100% para os servidores do Legislativo. As votações foram simbólicas, ou seja, não permitiram saber como cada parlamentar votou.

VEJA TAMBÉM:

A proposta da Câmara (PL 179/2026) foi aprovada nas duas Casas. Já o projeto para servidores do Senado (PL 6070/2026) havia sido aprovado pelos senadores em dezembro e, nesta terça, recebeu o aval da Câmara. Os textos seguiriam para sanção presidencial.

Na decisão de Flavio Dino, o ministro advertiu para o que chamou de uso indevido das chamadas “verbas indenizatórias” que, na prática, serviriam para “turbinar salários” e ultrapassar o limite previsto na Constituição. Dino declarou que apenas verbas indenizatórias “expressamente previstas em lei” podem ficar fora do teto, conforme entendimento já consolidado pelo STF.

A decisão determina que, em até 60 dias, órgãos de todos os níveis da Federação revisem as verbas pagas e suspendam aquelas que não tenham amparo em base legal. Além disso, o ministro cobra do Congresso Nacional a edição da lei que regulamente quais verbas indenizatórias são efetivamente admissíveis como exceção ao teto.



Fonte ==> UOL

Relacionados

Principais notícias

Governo cobra X por deepfakes pornográficos gerados pelo Grok
Rogério Araújo estreia como colunista e amplia o debate sobre investimentos e estratégia
Gleisi Hoffmann confirma candidatura ao Senado pelo Paraná

Leia mais

WhatsApp Image 2026-02-05 at 3.07
Edufor marca início do semestre 2026.1 em novo prédio no Angelim e fortalece ensino semipresencial e EAD
WhatsApp Image 2026-02-04 at 5.23
Projeto Brasil Formado fecha convênio educacional e lança programa de bolsas sociais para conclusão do Ensino Fundamental e Médio online
antes-e-depois-thiago-nigro
Negócios que Escalam Resultados e Transformam Pessoas: a Nova Geração de Empreendedores de Impacto no Brasil
WhatsApp Image 2026-02-05 at 09.18
A maior investidora-anjo em atuação prática no Brasil afirma: empresas em crise não precisam de dinheiro, mas de estrutura
WhatsApp Image 2026-02-05 at 09.03
Empresas não conseguem contratar, mas o problema não é falta de gente disposta a trabalhar
Leandro Silva
“Uma Lavanderia a cada 40 Horas”: Como a Lavateria revoluciona o mercado de franquias