Diretor de relações institucionais, Joarez Piccinini, palestra no encontro que ocorre em outubro
Entre o compromisso com o legado de valorização das iniciativas pessoais que levou a empresa da Serra gaúcha a se tornar uma das grandes corporações mundiais e o olhar para novas soluções, o diretor de relações institucionais da Randoncorp, Joarez Piccinini, que também preside o Banco Randon, contabilizou, somente em 2024, conexões com 102 startups entre as empresas da corporação, seja no apoio, investimento ou contratação de serviços.

“Investir em pessoas é essencial, são elas as protagonistas que impulsionam os negócios, e por isso, é nosso dever investir em inovação disruptiva e contínua. Trabalhamos no fomento de todo o ecossistema”, aponta o executivo.
Na Serra, a Randoncorp é uma das mantenedoras do Instituto Hélice, além de apoiadores do Instituto Hercílio Randon, uma instituição de ciência e tecnologia focada na inovação e no desenvolvimento de tecnologias em três verticais do conhecimento: Mobilidade, Eletrônica Embarcada e Materiais Inteligentes. Esse movimento vem crescendo a partir de uma leitura que indica ser esse um momento fértil para inovar, de acordo com ele.
“As empresas e indivíduos que conseguem se adaptar à rápida evolução tecnológica e às mudanças de comportamento do consumidor, desenvolvendo soluções inovadores, têm maior probabilidade de prosperar e se destacar. Aqueles com maior capacidade de aprendizado, flexibilidade e disposição para experimentar são os mais preparados para este cenário. Quem trabalha com inovação entende que errar faz parte do processo e que ajustar a rota ao longo do caminho é necessário. Um ambiente colaborativo e encorajador permite que as pessoas se desafiem, e sejam desafiadas, com mais segurança, confiança e assertividade”, comenta.
No caso da Randoncorp, os investimentos em soluções para o futuro apontam para a manutenção da diversificação dos seus negócios, ao mesmo tempo em que há crescente sinergia entre as unidades da corporação. De acordo com Piccinini, a internacionalização cada vez maior dos seus negócios é parte fundamental da expansão projetada para os próximos anos.
Expansão de mercado e reinvenção de empresas são, justamente, dois dos pilares dos debates que estarão no palco da segunda edição do Serra Summit, entre os dias 9 e 10 de outubro, em Nova Prata. Para o encontro, Piccinini, um dos painelistas confirmados, traz a experiência de gestão inovadora, com valorização do legado e das raízes na Serra. “A resiliência e capacidade de estar sempre inovando são ativos fundamentais para que as empresas se mantenham no topo de seus campos de atuação. Nossa região tem desafios importantes de logística de infraestrutura e de incentivos fiscais para serem superados, mas, ao mesmo tempo, é uma região muito rica em termos de oportunidades para as pessoas e para o empreendedorismo”, resume o executivo.
A palestra de Joarez Piccinini ocorre na programação do Serra Summit 2025. Mais detalhes sobre horário e data serão divulgados em breve, no site do evento: https://serrasummit.com.br/
Segunda edição mira em fortalecimento das conexões
Embalada pelo sucesso de sua estreia em 2024, quando levou mais de 5 mil pessoas a um circuito de palestras sobre inovação, gestão e empreendedorismo em Nova Prata, o Serra Summit tem sua edição agendada para ocorre nos dias 09 e 10 de outubro deste ano.
Inspirado pelo propósito de impulsionar o ecossistema de negócios da Serra gaúcha, o encontro reúne, sob o tema “As Conexões Continuam”, nomes de destaque no cenário nacional e regional, abordando tendências de mercado, transformação digital, sustentabilidade, marketing e estratégias de crescimento.
Entre os confirmados estão o economista e Ministro da Economia do Brasil entre 2019 e 2022, Paulo Guedes, Fernando Freitas, fundador do TTDBRASIL; Diogo Serra, consultor certificado Mercado Livre; Emílio Finger, diretor da Racon Consórcios; Márcia Cristina Rigo – Fundadora da MCR Consultoria Estratégica; Ricardo Cattani – head de vendas do Grupo Cris Arcangeli. A apresentação ficará por conta do especialista em Reputação Digital, Tucco, host oficial da segunda edição do Serra Summit.
O passaporte com acesso aos dois dias de evento está à venda no valor de R$ 347, que pode ser parcelado em até 12x. Já para aqueles que desejam uma experiência ainda mais completa, incluindo coquetel com interação com alguns palestrantes, o Passaporte Vip está disponível por R$ 497 (50% off) podendo, também, ser parcelado em até 12x.
Ambos os ingressos dão acesso à Área Gastronômica, Feira de Negócios, Área de Startups e acesso a Serra Summit Cidades. Eles estão à venda pela plataforma Sympla. Mais informações podem ser obtidas pelo site serrasummit.com.br ou pelo fone/whats 54 9666-0629. O Serra Summit 2025 é uma realização de Plena Gestão de Eventos e Serra Summit, com Patrocínio Master de Reggla e Verauto. Parceiros: Naveo e Super Cafés De Coffee; Apoio: Atuaserra; AbradiRS; compratri; GP; CDL Nova prata; CDL Jovem; CIC Nova Prata; Sindilojas Regional Nova Prata; Media Partner: Conecta +TV Jovem Pan Serra Gaúcha; Estafeta, Jornal Correio Livre; Jornal Popular e Bauming
SERVIÇO:
O que: Serra Summit
Quando: 9 e 10 de outubro, das 14h às 20h
Onde: Nova Prata, RS (Sociedade Grêmio Pratense)
Informações: serrasummit.com.br ou fone/whats 54 9666-0629
Vendas: pelo Sympla
Link direto:
https://www.sympla.com.br/evento/serra-summit-2025/2901475?referrer=www.google.com