Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Projeto suspende trechos de decreto do governo sobre elaboração de atos normativos

Deputado Rodrigo Valadares fala ao microfone

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Rodrigo Valadares: o decreto é um estímulo ao uso da “linguagem neutra” na administração pública

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 204/24 suspende dois dispositivos do decreto do governo federal que estabelece diretrizes para a elaboração de atos normativos no âmbito do Poder Executivo, como portarias, decretos e projetos de lei. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

O Decreto 12.002/24 permite, em um dos dispositivos, o uso do gênero do ocupante na denominação do cargo público ou da função de confiança em ato normativo.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE), que pede a anulação dos trechos, afirma que o decreto é um estímulo ao uso da “linguagem neutra” na administração pública.

Sem respaldo
Na avaliação dele, a medida fere o Vocabulário da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras (ABL), e o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado pelos países que têm o português como língua oficial.

Os dois documentos, segundo Valadares, não preveem a linguagem neutra.

“Para fins de exemplificação, a ABL não vê e não promove a adoção oficial da linguagem neutra, por entender que ela não tem enquadramento nas normas da língua portuguesa e, igualmente, prejudica a maioria da população, que desconhece a sua utilização”, argumentou o parlamentar.

O deputado lembra que a Câmara dos Deputados aprovou, em 2023, um projeto que prevê o uso de linguagem simples na comunicação de órgãos públicos (PL 6256/19). Um dos pontos do texto veda o uso de linguagens em desacordo com as regras do português. O projeto aguarda votação no Senado.

Validade
Rodrigo Valadares também questiona o dispositivo do Decreto 12.002/24 que mantém a validade de atos normativos editados pelo governo mesmo que eles não estejam de acordo com as diretrizes do próprio decreto.

“Tal artigo praticamente torna todas as regras apresentadas inócuas, fazendo com que o decreto não tenha validade e colocando as regras de escrita como ações meramente subjetivas de acordo com a vontade do redator”, criticou.

Próximos passos
O projeto será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para o Plenário. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara pelo Senado.

  • Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo



Fonte ==> Camara

Relacionados

Principais notícias

Instabilidade política ameaça democracias e economia global.
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento
Lula passa por novos exames e é liberado para viagens aéreas

Leia mais

WhatsApp Image 2025-11-07 at 15.48
Hidroxiapatita: o antídoto mineral para os hábitos que corroem seus dentes
Banner Paisagem Clínica De Estética Moderno Bege E Marrom
ALLVITY CLINIC chega a Uberlândia com proposta inovadora de estética acessível e clube de assinatura
WhatsApp Image 2025-11-07 at 15.07
Prefeitura de Mauá promove “Café com Crédito” para fortalecer o empreendedorismo local
IMG_2717
Samuel Goldstein e Ricardo Bellino celebram 40 anos de parceria tocando o sino de Harvard
Formandos do programa Sala do Conselho posam juntos segurando seus certificados, simbolizando o avanço da governança corporativa e a formação de novos conselheiros consultivos no Brasil, sob coordenação de Márcio Giacobelli e o Advisory Board Institute.
Formação de conselheiro consultivo reforça a expansão da governança corporativa no Brasil
Atleta descobre câncer avançado após vomitar em treino
Atleta descobre câncer avançado após vomitar em treino