“O maior dos méritos do projeto é furar a bolha, cada vez mais restritiva, de que se deve proteger apenas quem tem emprego, com uma jornada fixa de trabalho e um único empregador, que renda do trabalho é só a de salário e, o principal, que previdência se restringe ao regime geral e público.”
Economista é professor do IDP e na Universidade de Lisboa.Marcos Oliveira/Agência Senado
“Não se trata apenas de aposentadoria, mas também de benefícios fundamentais como auxílio por incapacidade temporária, entre outros, que são essenciais para essa população.”
- O que existe de tão inovador e diferente nessa proposta previdenciária do PLP?
- Por que foi preciso um novo modelo para incluir esses trabalhadores?
- Por que os entregadores não podem ser MEI?
- Quantas pessoas serão incluídas?
- Essa proposta não vai aumentar o déficit da previdência? Quem vai pagar essa conta?
- Esse modelo não onera os trabalhadores? Quanto eles vão pagar?
- Sendo um modelo diferente do que já existe significa que os trabalhadores terão outros direitos?
- Previdência privada custeada totalmente pelas empresas não seria uma opção?
- Qual o papel e responsabilidade dos aplicativos nesse modelo?
- Na sua avaliação, então, esse modelo deveria prosperar?
Fonte ==> Congresso em Foco