Aracaju
Os 100 anos do nascimento de Janete Clair (1925-1983), completados nesta sexta-feira (25), poderiam muito bem ser comemorados com uma produção inédita. Isso porque o SBT tem em seus acervos textos originais da autora.
O arquivo da emissora da família Abravanel conta com 35 novelas escritas pela “maga das oito”, seja para o rádio ou para a televisão. Os textos foram criados entre os anos 1940 e 1970.
A coluna apurou que, contudo, não há qualquer intenção do SBT de produzir qualquer uma das obras. Na emissora, existe o entendimento de que os textos não têm apelo para o público da atualidade. Além disso, eles demandariam tanta adaptação que poderiam acabar desrespeitando o original.
O contrato do SBT pelos direitos dos textos de Janete Clair tem validade de 35 anos. Ele vence apenas em 2043. Procurada, a emissora confirma que os roteiros estão em seu acervo e que, até o momento, não há previsão de uso.
Entre as tramas, há histórias que foram exibidas de forma curta na extinta Rede Tupi (1950-1980) e na Globo, emissoras que Janete Clair trabalhou em sua carreira.
Uma delas é “Véu de Noiva” (1969), que o SBT adaptou como “Vende-se Um Véu de Noiva” cerca de 16 anos atrás. O folhetim não fez sucesso com o público, marcando apenas 5 pontos de média na Grande São Paulo.
Outro exemplo de texto a que o SBT tem direito é o da radionovela “A Noiva das Trevas”. A trama serviu de base para “Direito de Amar”, de Walther Negrão, que foi produzida pela Globo em 1987 para a faixa das seis. Em 2024, a novela foi reprisada pelo Canal Viva.
Longe do SBT, é possível que a obra da autora seja revisitada nos próximos anos. Por enquanto, a melhor notícia é um remake de “Pai Herói” (1977), cuja viabilidade estava sendo estudada pelo serviço de streaming Max, da Warner Bros Discovery. O roteiro seria assinado por Renata Dias Gomes, neta de Janete e do autor Dias Gomes (1922-1999).
Fonte ==> Folha SP