Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trump alimenta o ímpeto expansionista de Putin – 02/03/2025 – Lygia Maria

A imagem mostra dois homens sentados em um ambiente formal. À esquerda, um homem com cabelo escuro e barba, vestindo uma camisa preta com o símbolo da Ucrânia, parece estar ouvindo atentamente. À direita, um homem com cabelo loiro e terno azul, com uma gravata vermelha, está gesticulando com a mão direita, parecendo falar de forma enfática. Ao fundo, há uma lareira e uma decoração clássica.

Na sexta (28), o mundo assistiu a um show de horrores inaudito na história recente da diplomacia ocidental. O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu vice, J.D.Vance, encurralaram Volodimir Zelenski, que há três anos luta contra o russo Vladimir Putin pela liberdade da Ucrânia.

O evento veio após falas insensatas do republicano, como “Você nunca deveria ter começado isso, deveria ter feito um acordo”, culpando a Ucrânia pela guerra, e chamar Zelenski de ditador.

Trump se alinhou a Putin, forjando um acordo que concede vitória ao invasor com a rendição do invadido e busca explorar minérios ucranianos.

Em apoio ao antiglobalismo de Trump, há reprodução de propaganda de Moscou, que acusa a Otan de não respeitar um acordo de não ampliação e a Ucrânia de tentar entrar na organização.

Tal acordo não existe. No Ato Fundador Otan-Rússia (1997), a entidade se comprometeu a não manter forças de combate permanentes nos novos Estados membros, mas não impediu adesões. E vários aderiam, inclusive na fronteira russa, como Estônia, Lituânia e Letônia. Não à toa.

Putin idolatra tanto o passado soviético como dos czares e funde história, nacionalismo e religião para justificar expansionismo.

Desde o fim da URSS, o país esteve envolvido em ações militares na Moldávia, na Geórgia, na Chechênia e na Crimeia. Vale-se de conflitos híbridos para manter influência sobre ex-repúblicas soviéticas e de conflitos congelados que mantêm regiões num limbo jurídico e político.

As falácias pró-Putin também estão na esquerda, revelando a proximidade entre os extremos. Lula disse que Zelenski não pode querer tudo e que “ele é tão responsável quanto o Putin”; bolsonaristas que criticavam essa postura agora louvam a de Trump.

No meio do imbróglio ideológico, que denota desprezo por ética e direitos humanos, o autocrata russo amplia seu poder. E Putin não vai parar. Se tomar a Ucrânia, será aberto um precedente perigoso que colocará em risco a segurança da Europa e os princípios democráticos que outrora os EUA costumavam defender.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados

Principais notícias

Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento
Instabilidade política ameaça democracias e economia global.
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento

Leia mais

WhatsApp Image 2025-11-07 at 09.26
R$ 138 Milhões em Reputação: Como Ricardo Bellino Transformou Sua Vida em uma Marca Viva
WhatsApp Image 2025-11-07 at 08.59
A Engenharia do Intangível: Como Ricardo Bellino Transformou Ideias em um Ecossistema de R$ 138 Milhões
Polícia divulga detalhes chocantes sobre morte de jogador dos Cowboys
Fluminense vence Mirassol em jogo com VAR relâmpago e se aproxima da Libertadores
CONSTRULEV25 -061125 -14h52'-MIK05160
Construlev 2025 encerra congresso com foco em inovação, produtividade e ESG na construção leve
marceloparizzi20jan-087
Sucessão não é tabu: por que planejar é um ato de amor
06_DSC_6986-Editar
Com carisma e propósito, Morgana Dalacort inspira mulheres no DonaDay em Alphaville