Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Turismo lança pesquisa sobre auxílio a neurodivergentes – 11/02/2026 – Vidas Atípicas

Pessoa de shorts e camiseta empurra carrinho com malas em corredor de aeroporto. Outras pessoas e bagagens aparecem desfocadas ao fundo.

Nesta segunda-feira (9), o Ministério do Turismo lançou uma pesquisa para perguntar a pessoas neurodivergentes, seus cuidadores e quem atua com turismo sobre demandas e boas práticas do setor para o acolhimento de neurodivergentes.

O formulário online, que estará disponível até 28 de fevereiro, busca informações sobre os principais desafios hoje existentes em viagens e passeios de pessoas neurodivergentes, como dificuldade do uso do transporte público, receio de fuga dos espaços, falta de flexibilidade e medo de sofrer preconceito. Também pergunta sobre a importância de garantir previsibilidade (com materiais visuais e em caso de mudanças de roteiro), sobre a frequência de incômodos sensoriais (luz, sons e toque) e sobre a necessidade de garantir espaços para regulação emocional.

“A necessidade [da pesquisa] surge de uma lacuna histórica entre acessibilidade física e acessibilidade cognitiva e sensorial”, informou à coluna Carolina Fávero, coordenadora-geral de turismo sustentável e responsável do ministério.

“Embora o debate sobre inclusão tenha avançado, ele ainda é majoritariamente centrado em mobilidade reduzida e deficiência física. Pessoas neurodivergentes, como autistas, TDAH, pessoas com dislexia, transtornos sensoriais, entre outras, permanecem sub-representadas em diagnósticos de experiência do usuário, especialmente no turismo e cultura. É importante ouvir o público-alvo para que a ação atenda efetivamente as suas necessidades.”

Segundo o governo, os resultados da pesquisa vão embasar a produção de um guia de boas práticas. Fávero afirma que, com o guia, o governo busca ter “um documento robusto e direcionado para cada tipo de serviço turístico, atendendo a especificidades, com a missão de promover o Brasil como um destino turístico acessível e inclusivo”.

A Pesquisa Nacional sobre Turismo Acessível para Pessoas Neurodivergentes foi feita em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o projeto Mais Acesso.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados

Principais notícias

Governo cobra X por deepfakes pornográficos gerados pelo Grok
Rogério Araújo estreia como colunista e amplia o debate sobre investimentos e estratégia
Gleisi Hoffmann confirma candidatura ao Senado pelo Paraná

Leia mais

Palmeiras só planeja 2 mudanças no elenco após Arias e Paulinho mais perto
Palmeiras só planeja 2 mudanças no elenco após Arias e Paulinho mais perto
A Expo Empreendedor 2026 acontece nos dias 24 e 25 de julho e deve reunir 60 mil participantes, com mega palco, mais de 100 palestras, 750 marcas expositoras e expectativa de R$ 300 milhões em negócios gerados
Monja Coen é confirmada na Expo Empreendedor 2026
Douglas 1
Café com Comprador: a força que transformou o universo de compras no Brasil. Douglas Ferreira, o pioneiro que virou referência nacional
WhatsApp Image 2026-02-10 at 10.31
Patrick Alves consolida trajetória no futebol nacional e se prepara para novos desafios em 2026
Discord vai adotar sistema para identificar adolescentes e checar idade
Regulador britânico sela compromisso com Google e Apple para lojas de aplicativos mais justas
IMG_3796a
Empreendedorismo feminino com propósito ganha força no Brasil sob liderança de Mayanna Lyra