Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Usuários de Mounjaro, Ozempic e Wegovy têm risco de pancreatite? Veja o que se sabe

Maratona de Carnaval de famosas equivale a gasto calórico de um 'triatlo'

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido (semelhante à Anvisa no Brasil) alertou sobre um risco raro de pancreatite aguda grave em pacientes que usam análogos de GLP-1 e/ou GIP, categoria em que estão a tirzepatida (princípio ativo do Mounjaro) e semaglutida (presente no Ozempic e no Wegovy).

A pancreatite aguda já é um efeito colateral conhecido, porém infrequente, do uso dessas medicações. Em alguns casos extremamente raros, as complicações da pancreatite aguda podem ser particularmente graves, incluindo pancreatite necrosante e fatal, segundo a agência reguladora. O principal sintoma é uma dor abdominal intensa e persistente que pode irradiar para as costas e ser acompanhada de náuseas e vômitos.

“A pancreatite pode ser difícil de reconhecer nos seus estágios iniciais, uma vez que os primeiros sintomas, como dor abdominal, náuseas ou vômitos, podem ser atribuídos a outras causas, tais como efeitos colaterais gastrointestinais comuns do tratamento com GLP-1 e GLP-1/GIP ou infecção”, explica a agência.

Embora as canetas sejam consideradas seguras e eficazes para os usos autorizados, não estão isentas de riscos, como ocorre com qualquer tipo de medicamento. As indicações da semaglutida e tirzepatida são para o tratamento da diabetes tipo 2, de obesidade e de sobrepeso com comorbidades associadas.

“Quem toma análogos de GLP-1 deve estar atento aos sintomas de pancreatite grave e procurar atendimento médico urgente caso os apresente”, alerta a MHRA. Se houver suspeita de pancreatite, deve-se suspender o uso do medicamento imediatamente.

No Reino Unido, entre 2007 e outubro de 2025, a MHRA recebeu 1.296 notificações de pancreatite associada a esses medicamentos, dos quais 19 casos foram fatais e 24 foram relatados como pancreatite necrosante. Uma pesquisa publicada recentemente pela University College London (UCL) estima que 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, País de Gales e Escócia utilizaram semaglutida e tirzepatida entre o início de 2024 e o início de 2025 para perder peso.

“Quando a pessoa samba por mais de uma hora e repete esse esforço por dias seguidos, o corpo entra em um nível de exigência comparável ao de atletas de resistência”, afirma o médico Gabriel Almeida

Rafael Damas | 15:00 – 02/02/2026



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

Governo cobra X por deepfakes pornográficos gerados pelo Grok
Rogério Araújo estreia como colunista e amplia o debate sobre investimentos e estratégia
Gleisi Hoffmann confirma candidatura ao Senado pelo Paraná

Leia mais

WhatsApp Image 2026-02-03 at 19.26
Ana Botafogo é homenageada em almoço elegante no Henriqueta
WhatsApp Image 2026-02-02 at 09.27
Do Mato ao Apogeu Literário: A Poeta viva número 01 do Brasil contemporâneo
WhatsApp Image 2026-02-03 at 14.31
 Engenheiro e professor brasileiro propõe reflexão crítica sobre produtividade, inovação e desenvolvimento econômico
AC
A Adibis Concept conecta Rio Branco (AC) às maiores marcas profissionais de beleza do mundo.
WhatsApp Image 2026-02-01 at 4.19
Marcos Lage colabora com a expansão da JET no Brasil fortalecendo a micromobilidade urbana como vetor de desenvolvimento sustentável
Ex-zagueiro italiano morre aos 39 anos; jornal fala em 'doença incurável'
Benzema é anunciado por novo time da Arábia após polêmica com Al-Ittihad