Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Wagner Moura diz que teve filme ‘sabotado’ pelo governo Bolsonaro

EUA não sabem o que é viver sob uma ditadura, afirma Wagner Moura à revista Variety

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho foram entrevistados pelo jornal britânico The Guardian.

Os dois afirmaram que o filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, foi boicotado no Brasil. “Foi sabotado de forma cínica e não oficial, e Wagner nunca vai receber uma explicação. É aí que entra Kafka”, disse Kleber Mendonça Filho. 

A fala é uma referência ao livro “O Processo” (1925), em que um homem precisa se defender num processo judicial, mas a burocracia o impede de descobrir o crime do qual é acusado.

Segundo o entrevistador, Wagner Moura ficou espantado relembrando a situação. “Não dá para se defender, porque você não sabe exatamente o que aconteceu”, descreveu o ator e diretor. O filme sobre o guerrilheiro assassinado pela ditadura foi lançado na Europa em 2019, mas teve a estreia adiada por dois anos no Brasil.

Wagner Moura falou sobre as acusações de que teriam recebido dinheiro para apoiar o governo Lula. “Kleber e eu estamos sendo atacados no Brasil neste momento. Estão dizendo que o governo nos pagou milhões de dólares para apoiá-lo”, afirmou.

Kleber Mendonça Filho explicou a forma como abordou a ditadura militar em “O Agente Secreto”. No filme, Wagner Moura interpreta um professor universitário perseguido por um empresário rico com contatos no governo: “Eu poderia ter mostrado o personagem sendo levado à delegacia e recebendo choques elétricos na genitália a noite toda. Mas a ditadura se manifestou de muitas formas diferentes”.

O ator baiano diz estar sendo pressionado a não criticar Donald Trump. “Estou sendo muito incentivado a não falar nada. Mas vou continuar falando, né?”, afirma o ator.

Ator indicado ao Oscar relaciona ‘O Agente Secreto’ ao avanço do autoritarismo no mundo; para ele, democracias vivem momento frágil, marcado por desinformação e ausência de limites

Folhapress | 13:23 – 30/01/2026



Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

Governo cobra X por deepfakes pornográficos gerados pelo Grok
Rogério Araújo estreia como colunista e amplia o debate sobre investimentos e estratégia
Empreender é assumir o risco de não ter para onde voltar – e é isso que define quem realmente empreende

Leia mais

WhatsApp Image 2026-01-31 at 10.52
Da observação do céu à divulgação científica: Dam Martins transforma a astrofotografia em ferramenta de conhecimento
EUA não sabem o que é viver sob uma ditadura, afirma Wagner Moura à revista Variety
Wagner Moura diz que teve filme 'sabotado' pelo governo Bolsonaro
Cópia de DSC05869 (1)aq
Blue Ocean consolida posição como maior aceleradora de SaaS do Brasil ao escalar mais de 500 softwares
WhatsApp Image 2026-02-06 at 9.13
Éder Júlio Rocha de Almeida professor mineiro defende simuladores odontológicos da Pronew como eixo do ensino clínico moderno
WhatsApp Image 2026-02-06 at 16.48
Éder Júlio Rocha de Almeida, professor mineiro, defende o uso de manequins odontológicos e metodologias ativas para qualificar o ensino clínico
WhatsApp Image 2026-02-06 at 15.49
Da engenharia à advocacia: experiência em ambientes industriais que se transforma em defesa de direitos