A Polônia fechou temporariamente parte de seu espaço aéreo durante a madrugada, mas a circulação deve voltar ao normal já no início da tarde.
Segundo as Forças Armadas polonesas explicaram em uma nota publicada nas redes sociais, os sistemas de defesa terrestre e aérea emitiram alerta por volta das 4h (3h em Lisboa) e, imediatamente, caças foram colocados no ar.
O alerta foi consequência dos ataques lançados por Moscou contra a Ucrânia durante a madrugada, em uma intensidade que não se via há algum tempo. De acordo com Kiev, o ataque envolveu 500 drones e 40 mísseis russos, resultando, segundo o balanço mais recente, em quatro mortos e dezenas de feridos.
O espaço aéreo sobre dois aeroportos, Rzeszów e Lublin, foi fechado até as 6h locais. O site Flightradar24 descreveu a ação como “atividades militares não planejadas”.
Operowanie polskiego i sojuszniczego lotnictwa w naszej przestrzeni powietrznej zostało zakończone w związku z zaprzestaniem uderzeń lotnictwa dalekiego zasięgu Federacji Rosyjskiej na Ukrainę.
Dziękujemy za wsparcie @NATO @NATO_AIRCOM oraz Królewskim Holenderskim Siłom… pic.twitter.com/us7NrFZdDz
— Dowództwo Operacyjne RSZ (@DowOperSZ) September 28, 2025
Já as Forças Armadas polonesas afirmaram, nas redes sociais, que protegeram os céus e que “não houve violação do espaço aéreo da Polônia”, agradecendo ainda o apoio dos aliados, especialmente dos Países Baixos e da Alemanha.
Foram destacados o uso dos caças F-35 da Força Aérea Real Holandesa, que ajudaram a patrulhar os céus da Polônia, e dos sistemas Patriot alemães, que reforçaram as defesas aéreas.
Leia Também: Venezuela realiza exercícios com mísseis antiaéreos de fabricação russa
Fonte ==> Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto