Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Com risco de derrota, governo adia votação da “MP da Taxação”

Com risco de derrota, governo adia votação da “MP da Taxação”

A Câmara dos Deputados adiou para esta quarta-feira (8) a votação da Medida Provisória 1.303/25 após a aprovação por apenas um voto de diferença na comissão mista. A MP foi editada em junho com o objetivo de elevar tributos para compensar o recuo do decreto de maio sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O texto foi desidratado para viabilizar a votação, que havia sido adiada diversas vezes. Nesta tarde, a comissão aprovou o substitutivo do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), por 13 votos a 12. O Executivo corre contra o tempo para salvar a MP, que perderá a validade nesta quarta-feira (8), às 23h59.

O governo estimava arrecadar R$ 35 bilhões com a proposta. Depois das concessões, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê que arrecadação deve chegar a R$ 17 bilhões.

VEJA TAMBÉM:

  • Haddad diz que tarifa zero no transporte público pode ser bandeira de Lula em 2026

O relator recuou do aumento na tributação das bets e das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) após a pressão da bancada do agro. Durante a votação na comissão, Zarattini decidiu aumentar a alíquota de Imposto de Renda sobre diversas aplicações financeiras e investimentos para 18%.

Já alíquota do IR para Juros sobre Capital Próprio (JCP) foi fixada em 18%. Neste caso, o o governo havia elevado o imposto de 15% para 20%. Mais cedo, Haddad se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para discutir a votação.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sinalizou que o texto não perderá a eficácia. Em entrevista à GloboNews, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da comissão mista, afirmou que a tramitação no colegiado “foi dificultada”. Segundo ele, a MP é “fundamental para o equilíbrio nas contas públicas”, mas foi muito desidratada.



Fonte ==> UOL

Relacionados

Principais notícias

O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
Lula passa por novos exames e é liberado para viagens aéreas
Startup do Pará desenvolve projetos de habitação. Conheça!

Leia mais

Design sem nome (44)
Ricardo Rizzo é reconhecido como referência no tratamento de lipedema e varizes e ganha destaque internacional
Captura de tela 2025-12-06 130303f
Antônio Silvestre: da radiologia forense à consolidação de uma voz científica que une ciência, justiça e visibilidade
WhatsApp Image 2025-12-05 at 6.42
Profissionais de excelência no Direito e na Medicina: quando a colaboração redefine o cuidado com o paciente e o segurado no Brasil
Melque Dourado, Geraldo Rufino, Tucco e Luciano Menezes na imagem oficial da Imersão EVR, realizada em Alphaville.
Imersão EVR reúne Melque Dourado e Geraldo Rufino em Alphaville – SP
Irmã de Neymar, Rafaella fala da 'vida de casada' com Gabigol
Irmã de Neymar, Rafaella fala da 'vida de casada' com Gabigol
Luciano Menezes integra o time de especialistas do Infinity Day 2025, evento que reunirá líderes nacionais para discutir estratégias, gestão e performance para o próximo ano.
Luciano Menezes participa do Infinity Day 2025 e contribui para debate sobre inteligência fiscal