Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comissão aprova regras para reduzir insalubridade de educadores em presídios

Seminário - Zero Mortes Evitáveis por Câncer de Mama: Acesso, Desafios e o Papel dos Três Poderes e da Sociedade Civil. Dep. Flávia Morais (PDT-GO)

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Flavia Morais, relatora na comissão

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou proposta que estabelece regras para combater condições insalubres enfrentadas por profissionais de educação que atuam em unidades do sistema prisional. O texto determina que as administrações penitenciárias devem garantir ambiente de trabalho seguro e saudável, com a obrigação de eliminar ou neutralizar riscos, implementar mecanismos de segurança e oferecer treinamento e equipamentos adequados aos educadores.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), ao Projeto de Lei 2962/25, de autoria do deputado Duda Ramos (MDB-RR). A proposta original previa o pagamento automático do adicional de insalubridade aos profissionais de educação que atuam em presídios, com percentuais calculados sobre o salário-base.

No entanto, o substitutivo alterou esse ponto e passou a estabelecer que o adicional só será devido quando não houver possibilidade de eliminar os riscos no ambiente de trabalho, seguindo as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina o cálculo do benefício com base no salário-mínimo.

Flávia Morais destacou que a proposta “garante condições mínimas de saúde e segurança para educadores que atuam em um ambiente naturalmente mais vulnerável e de alto risco”.

Próximos passos
A proposta será analisada de forma conclusiva pela Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte ==> Camara

Relacionados

Principais notícias

MS lança Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos e se conecta à agenda da COP30
O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
Bernadette Barbosa da Silva: uma voz do Nordeste que ecoa pelo mundo

Leia mais

WhatsApp Image 2025-12-08 at 08.39
Tecnologia, acolhimento e orientação: plataforma Saúde Justa ajuda brasileiros a navegar melhor pelo SUS
Grupo formado por representantes da B2WE, Sescon-RJ, Sescon-PI, PRNews e executivos do Urbano Bank posando durante visita técnica à sede da instituição em São Paulo.
Urbano Bank apresenta soluções financeiras a entidades contábeis e empresariais em visita técnica
Blue Saúde (1)
Entidades e especialistas analisam modelos alternativos de saúde suplementar em visita técnica à Blue Saúde
Diaimerffer Daiane Dorneles
De mãe adolescente a líder no setor jurídico e de telecomunicações: a ascensão de Diaimerffer D. Dorneles e da ON NET INTERNET
Caso de irmãos apaixonados na Espanha provoca polêmica e disputa legal
Mulher mata enfermeira para roubar dinheiro para pagar viagem da filha
Gelson Junior
Parabank se consolida como a primeira infraestrutura financeira dedicada à economia da acessibilidade no Brasil