Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em último discurso, Lira afirma que entrega ao País reformas estruturantes

Sessão Preparatória. Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP - AL)

Mário Agra/Câmara dos Deputados
Lira: “Sinto um imenso orgulho da agenda positiva e dos profundos avanços”

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que após quatro anos à frente do Poder Legislativo, conseguiu entregar ao País reformas estruturantes complexas que ajudarão a modernizar o Brasil e pavimentar o seu desenvolvimento.

Em seu último discurso como presidente, Lira afirmou que deixa um legado ao País. Segundo ele, sua condução à frente da Câmara foi pela defesa do País e pela autêntica representação de nossa sociedade da forma como ela é: plural, diversa, miscigenada.

“Sinto um imenso orgulho da agenda positiva e dos profundos avanços que, juntos, com muito diálogo e convergência, estamos deixando ao país, mesmo num contexto de reconhecida polarização social e política”, defendeu.

Lira destacou o que considerou como legado: as medidas rápidas para garantir suporte econômico e social a milhões de brasileiros em razão da pandemia. “Asseguramos a compra e distribuição de vacinas, viabilizamos auxílio para aqueles que perderam sua fonte de renda e estruturamos respostas à maior crise sanitária do nosso século”, disse o presidente.

Ele também ressaltou a aprovação da autonomia do Banco Central para proteger a politica monetária de interferência políticas momentâneas.

Reforma Tributária
Em seu discurso, Arthur Lira afirmou que a Câmara conseguiu destravar a votação da Reforma Tributária com o objetivo de simplificar o sistema e promover um ambiente econômico moderno, eficiente e competitivo.

“Trabalhamos pelo desenvolvimento e pela modernização do Brasil, aprovando marcos regulatórios fundamentais para infraestrutura, saneamento e transporte, além de consolidarmos uma agenda sustentável que prepara o País para liderar a transição energética global”, disse o presidente.

Representatividade
Lira também destacou que em sua gestão, as pautas sociais e de representatividade tiveram atenção especial da presidência. Ele ressaltou leis fundamentais para as mulheres com a garantia da igualdade salarial, a proteção contra a violência e mais presença feminina da segurança pública. O presidente ainda lembrou a criação da Bancada Negra ao reconhecer a diversidade social no País e assegurar a liberdade e pluralidade religiosa.

“Os desafios desse período e de nossa gestão foram muitos e não se limitaram ao plano legislativo, onde conquistamos entregas históricas inegáveis”, afirmou.

Prerrogativas parlamentares
Por fim, Lira defendeu o respeito às prerrogativas parlamentares, que são garantias previstas na Constituição, “como pressuposto necessário à existência de um Parlamento Livre, sem o qual não há democracia”, disse.

Para Arthur Lira, é preciso garantir a harmonia e a independência dos Poderes sem jamais permitir a sobreposição de um sobre o outro. “Defendi, com toda convicção, a importância da participação ativa do Poder Legislativo na confecção da peça orçamentária, considerada a pluralidade natural de ambas as Casas e o profundo conhecimento que cada parlamentar carrega de todos os cantos de nosso gigante país”, afirmou Lira.



Fonte ==> Camara

Relacionados

Principais notícias

O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
Serra Summit anuncia segunda edição para 09 e 10 de outubro em Nova Prata 
OAB SP planta 100 mudas em Santo Amaro e dá o primeiro passo rumo a uma cidade mais verde

Leia mais

Economista Carol Moura
BRICS aposta em integração econômica para redesenhar comércio global
Ceo Aurora Bellini
Aurora Bellini: a primeira CEO de AI do Brasil
Tufão Bualoi faz 2 mortos e deixa 17 pescadores desaparecidos; imagens
Tufão Bualoi faz 2 mortos e deixa 17 pescadores desaparecidos; imagens
Kiev sob ataque e Polônia em alerta! Espaço aéreo é fechado
Kiev sob ataque e Polônia em alerta! Espaço aéreo é fechado
Karoline Lima termina namoro e apaga fotos com Léo Pereira das redes
Saiba quais jogadores do Flamengo estavam em “after” na Argentina
1
Bruno Borges leva o Brasil ao topo da cibersegurança na Europa