Search
Close this search box.

A transição para a TV 3.0 precisa ser justa, acessível e pensada para todos – 01/07/2025 – Opinião

A transição para a TV 3.0 precisa ser justa, acessível e pensada para todos - 01/07/2025 - Opinião

Acionista e vice-presidente do Conselho de Administração da Rede Bahia (afiliada da TV Globo) e controlador da Avenida Participação

A televisão aberta brasileira está prestes a viver sua maior revolução em décadas. Mais do que uma simples evolução técnica, a chegada da TV 3.0 promete transformar radicalmente a experiência diante da tela — com imagem ultra nítida, som de cinema, interatividade em tempo real e novos serviços digitais. O governo federal prepara o decreto que dará o pontapé oficial nessa transição histórica, adotando um dos padrões de transmissão mais modernos do mundo. Mas, em um país onde a TV ainda é ponte essencial para educação, cultura e informação, uma pergunta central se impõe: como garantir que essa transformação seja, de fato, para todos.

O novo padrão prevê transmissões em até 8K, a resolução mais alta do mercado, além de som imersivo, que cria uma experiência sonora tridimensional semelhante ao que se ouve nas salas de cinema. Também haverá mais interatividade, personalização de conteúdo e integração com a internet, o que significa que o espectador poderá acessar informações extras sobre a programação, participar de enquetes em tempo real e até mesmo fazer compras diretamente pela TV.

Na prática, a promessa é oferecer uma experiência semelhante à de plataformas de streaming, mas de forma gratuita e acessível a partir de um simples sinal de antena. Para o público, a mudança representará uma verdadeira ruptura no modo de assistir TV aberta no Brasil. Imagine assistir à novela com legendas personalizadas, acompanhar um jogo de futebol com diferentes ângulos de câmera, contar com recursos de acessibilidade, como audiodescrição em tempo real.

Mas para que tudo isso se concretize de forma democrática, a regulamentação deve ir além da definição de aspectos técnicos, garantindo que essa transformação chegue a todos, incluindo as famílias de baixa renda. É fundamental que a nova tecnologia venha para aproximar, e não ampliar desigualdades no acesso à informação – especialmente em um país onde a TV aberta já cumpre um papel democrático e acessível a todos. Pontos como prazos de transição, subsídios para equipamentos e para que as emissoras se adaptem à nova realidade também devem ser levados em consideração. E como a nova TV digital permitirá maior interação e coleta de informações sobre o público, a proteção dos dados precisa ser uma preocupação central.

Um debate econômico em curso que pode impactar positivamente os fabricantes de televisores, influenciando a criação, por exemplo, de linhas de incentivo para estimular a indústria nacional. É um movimento que também não deixa de ser uma janela de oportunidade para consolidar a audiência da TV aberta no Brasil a partir da melhoria da experiência do espectador.

O eixo central da TV do futuro precisa ser a inclusão. A transição tecnológica é uma oportunidade histórica de fortalecer a TV aberta, garantindo que ela continue sendo uma fonte gratuita e acessível de informação, cultura e entretenimento para milhões de brasileiros. O sucesso dessa nova fase dependerá da capacidade de construirmos uma transição justa, acessível ao bolso das famílias e pensada para todos.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados

Principais notícias

O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
Globo transfere séries de humor do Viva para o Multishow - 08/05/2025 - Outro Canal
A educação no Brasil está em colapso — inovar já não basta: é hora de romper com o velho modelo

Leia mais

natany-6-1-
Jovem é sequestrada na saída de igreja, feita refém no próprio carro e morta no Ceará; três são presos
Professor estressado e cansado _ Foto Premium
Como Evitar o Apagão de Professores? A Solução Não é Complexa
Imagem do WhatsApp de 2025-02-14 à(s) 18.34
Análise Preditiva: O Segredo por Trás do Crescimento das Empresas
Imagem do WhatsApp de 2025-02-14 à(s) 18.34
Vision Smart Analytics: O Novo Aliado das Empresas na Era dos Dados
Imagem do WhatsApp de 2025-01-09 à(s) 21.44
Segurança Pública: um desafio que exige soluções urgentes e integradas
empreendimentos-industriais-768x512
Ceará é o terceiro do Nordeste com mais empresas beneficiadas por incentivos