Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

banco desliga mil funcionários após monitorar home office

banco desliga mil funcionários após monitorar home office

Cerca de mil funcionários do Itaú Unibanco foram demitidos na segunda-feira (8). As demissões, confirmadas pelo banco e pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, atingiram trabalhadores de vários setores e aconteceram em meio a um processo de revisão de condutas relacionadas ao trabalho remoto e ao registro de jornada.

O banco alegou que o motivo das dispensas foi a detecção de incompatibilidade entre o registro de ponto eletrônico e a atividade real monitorada durante o home office. “Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco”, declarou em nota o banco.

O Itaú realizou acompanhamento das atividades dos funcionários em computadores e plataformas internas nos últimos seis meses, verificando dados como número de cliques, abas abertas, uso de sistemas e inclusão de tarefas.

O Sindicato dos Bancários criticou o corte em massa. “Consideramos esse critério extremamente questionável, já que não leva em conta a complexidade do trabalho bancário remoto, possíveis falhas técnicas, contextos de saúde, sobrecarga, ou mesmo a própria organização do trabalho pelas equipes”, avaliou o diretor do Sindicato, Maikon Azzi.

O sindicato também afirmou que não foi consultado sobre alternativas para realocação dos trabalhadores e anunciou que irá intensificar os protestos e exigir diálogo com o banco. “Foram dispensas em massa, realizadas de forma unilateral, sem transparência e sem respeito aos princípios de negociação e mediação”, citou o sindicalista. O Itaú Unibanco é o maior banco privado da América Latina em ativos e emprega cerca de 100 mil pessoas no Brasil e exterior.



Fonte ==> UOL

Relacionados

Principais notícias

Moradores Denunciam controle político, Assédio e Manipulação Eleitoral no Loteamento Altavistta, em Barra de São Miguel (AL)
NR-1, compliance e microempresas: por que 2026 marca o início da governança mínima obrigatória no Brasil
O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil

Leia mais

WhatsApp Image 2025-12-19 at 08.18
Agenda intensa marca fim de ano em cirurgias orofaciais
Premiação para campeão da Copa do Mundo será de R$ 272,5 milhões
Flamengo fatura mais de R$ 400 milhões com premiações no ano
Sanfro 1
Sanfro – Valorização de Resíduos: Inteligência Industrial a Serviço da Economia Circular
Captura de tela 2025-12-18 224646
Um Pedacinho da França no Rio Grande do Sul: Conheça o “Caminhos de Lavanda”
Imagem não é estética. É estratégia.
Posicionamento que antecede a presença
WhatsApp Image 2025-12-17 at 18.52
Wyndham São Paulo Ibirapuera já ultrapassa 50% da lotação para a Tradicional Festa de Réveillon