Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Câmara aprova cancelamento digital da contribuição sindical

Lula e Haddad

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (10) um projeto de lei que moderniza trechos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), entre eles o cancelamento da contribuição sindical por meios digitais. A medida recebeu apoio da maioria dos parlamentares e segue agora para análise no Senado Federal.

A proposta foi apresentada como uma emenda ao projeto original e teve 318 votos favoráveis e 116 contra. De acordo com o texto, será incluída na CLT um dispositivo que permite ao trabalhador comunicar o desejo de deixar de contribuir com o sindicato por e-mail ou por aplicativos de autenticação digital, como o Gov.br.

“Chega de filas quilométricas, e sim à renúncia online. É dignidade para o trabalhador brasileiro”, disse o autor da emenda, deputado Rodrigo Valadares (União-SE).

VEJA TAMBÉM:

  • Lula dá sinal verde à proposta de Haddad para aumentar tributação de aplicações

O dispositivo também obriga os sindicatos a oferecerem o cancelamento online em suas plataformas digitais, com prazo de até dez dias úteis para efetivar o cancelamento – após esse período, o pedido será considerado automaticamente aceito.

O deputado Mauricio Marcon (Pode-RS), vice-líder da Minoria, afirmou que “em 2025, ter de ir a um sindicato em horário de trabalho preencher uma folha e ser humilhado para dizer que não quer que o dinheiro seja descontado, esse tempo precisa terminar”.

Por outro lado, o autor do projeto de alteração de trechos da CLT, Fausto Santos Jr. (União-AM), e o relator, Ossesio Silva (Republicanos-PE), criticaram a aprovação do dispositivo.

“Geram insegurança jurídica e debilitam o equilíbrio nas relações sindicais, sem apresentar qualquer ganho efetivo para a tutela dos direitos dos trabalhadores ou para a eficiência das relações de trabalho”, declarou Silva.

Também foram eliminadas regras sobre a criação de sindicatos em distritos, definição de base territorial por ato do ministro do Trabalho e exigências de regulamentações ministeriais sobre o funcionamento interno das entidades sindicais, como o tempo de mandato das diretorias ou a quantidade mínima de membros da categoria para registro.

Além destes pontos relativos à organização sindical, o projeto aprovado também revoga dispositivos considerados obsoletos da CLT, entre eles o artigo que trata dos direitos de um trabalhador sobre invenções feitas durante o contrato de trabalho. O tema é hoje regulado pelo Código de Propriedade Industrial.



Fonte ==> UOL

Relacionados

Principais notícias

Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento
Instabilidade política ameaça democracias e economia global.
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento

Leia mais

Barcelona obriga Bayern Munique a 'violar regra' por Harry Kane
Bayern aproveita falha de Marquinhos, vence o PSG e lidera a Champions
CONSTRULEV25 -041125 -13h41'-MIK01182
Construlev Expo 2025 abre com congresso voltado à inovação, produtividade e futuro da construção leve
WhatsApp Image 2025-11-04 at 12.16
Andrea Muniz: a mulher que transforma conexões em energia para o futuro
WhatsApp Image 2025-10-28 at 15.47
Quando a Inovação Deixa de Ser Opção: Turnaround nas Instituições de Ensino Superior
Portrait of Happy Family In Park
QUE VERGONHA: LEI ÁUREA – DECRETO PARA AMAR OS FILHOS VERSUS DENÚNCIAS DE ABUSO.
João Fonseca ganha quatro posições e atinge melhor ranking da carreira
Com Fonseca, Rio Open terá ingressos de até R$ 920; venda começa nesta terça