Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Dieta pode aumentar expectativa de vida em até 13 anos, diz estudo

Alimentos que melhoram o cérebro: veja 7 opções indicadas

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Bergen, na Noruega, identificou uma dieta capaz de aumentar a expectativa de vida em até 13 anos. Os resultados foram publicados na revista PLOS Medicine.

Segundo os pesquisadores, o principal fator está no aumento do consumo de leguminosas e na redução da ingestão de carne vermelha.

Os cientistas destacam que quanto mais cedo essas mudanças forem adotadas, maior será o impacto na longevidade.

• Mulheres na faixa dos 20 anos podem ganhar mais de 10 anos de vida ao reduzir carne vermelha e embutidos e aumentar o consumo de frutas, legumes, grãos integrais e oleaginosas

• Homens da mesma idade podem ter um ganho ainda maior, chegando a até 13 anos

• Pessoas com 60 anos ou mais também se beneficiam: mulheres podem ganhar cerca de 8 anos de vida, enquanto homens podem chegar a 9 anos ou mais

O que comer diariamente

Os pesquisadores recomendam:

• “O consumo de leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, além de grãos integrais e oleaginosas, como nozes, amêndoas e pistache, está associado aos melhores resultados”

• “É importante reduzir o consumo de carne vermelha e embutidos, priorizando carnes brancas, peixes e proteínas vegetais”

Dicas para uma vida mais saudável

A endocrinologista Lorena Amato também aponta hábitos importantes para melhorar a saúde:

• “Para um controle eficaz do estresse, adote estratégias que funcionem para você, como meditação, respiração profunda, hobbies relaxantes ou conversas com amigos e familiares”

• “A hidratação é essencial para o bom funcionamento do corpo. Certifique-se de beber água ao longo do dia e evite bebidas açucaradas e com alto teor de cafeína”

• “O sono desempenha um papel crucial na saúde física e mental. Estabeleça uma rotina de sono regular e crie um ambiente adequado para o descanso. Evite dispositivos eletrônicos antes de dormir e mantenha o quarto escuro e silencioso”

• “Dê tanta importância à sua saúde mental quanto à física. Procure apoio sempre que necessário e não hesite em buscar ajuda profissional”
 
 

Especialistas apontam frutas vermelhas, peixes, vegetais, nozes e outros alimentos como aliados da memória, do foco e do humor. Dieta equilibrada pode ajudar a proteger a saúde cognitiva e melhorar o desempenho mental no dia a dia

Notícias ao Minuto | 06:00 – 23/03/2026



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

O novo mapa do ensino jurídico em São Paulo
Ivan Baptista defende valorização da segurança pública e apresenta propostas voltadas aos servidores e à redução da desigualdade social no Rio de Janeiro
Alien Summit Campinas chega à 6ª edição reunindo pesquisadores da Ufologia Científica e Expansão da Consciência

Leia mais

'Minha filha me ensinou que cuidar também é ato de coragem', diz Henrique Fogaça
Ana Paula Renault faz reflexão sobre paternidade presente e se emociona no Dia dos Pais
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
Santos usa embalo de vaga na Copa do Brasil para reagir no Brasileirão contra o Athletico-PR
'Ela só quer aparecer', declara Xuxa sobre críticas de Mara Maravilha
Fãs resgatam ensaio nu de Mara Maravilha em meio a treta com Xuxa
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Lei Maria da Penha completa 20 anos como marco no combate à violência
Figo detona Infantino e pede saída imediata: “Tem que sair. Já”
FIFA admite erros, mas reafirma apoio a Infantino após reunião
Cuca festeja presença do Santos em três competições: 'Tenho orgulho de fazer parte deste grupo'
Salah chega à Turquia e veste camisa do Trabzonspor antes de exames