AFP
A equipe de filmagem de Tom Cruise, 62, em seu mais recente épico “Missão: Impossível – O Acerto Final”, temeu que o ator estivesse prestes a morrer depois que ele aparentemente desmaiou na asa de um avião de acrobacias sobrevoando a África.
Cruise, que faz suas próprias acrobacias e pilotava a aeronave sozinho, caiu deitado na asa após passar 22 minutos fora da cabine — 10 a mais do que as diretrizes de segurança permitiam, disse seu diretor Christopher McQuarrie em uma masterclass no Festival de Cinema de Cannes, onde a produção estreia, nesta quarta-feira (14).
“Quando você sai da cabine do avião, é como pisar na superfície de outro planeta — disse McQuarrie. — O vento sopra da hélice a mais de 225 km/h. Você está respirando, mas apenas fisicamente. Você não está recebendo oxigênio. Tom se esforçou tanto que ficou tão exausto fisicamente que não conseguia se levantar da asa. Ele estava deitado na asa do avião, com os braços pendurados na parte frontal da asa. Não conseguíamos dizer se ele estava consciente ou não.
O cineasta foi o responsável por dirigir os últimos quatro filmes da franquia. Cruise, um piloto acrobático treinado, havia combinado um sinal com a mão para indicar se estava em perigo, disse McQuarrie.”Você não pode fazer isso quando está inconsciente”,disse o diretor ao público em Cannes, com Cruise sentado ao seu lado, assentindo timidamente.
Para piorar a situação, o avião tinha apenas seis minutos de combustível restantes. Mas o ator finalmente se mexeu. “Observamos Tom enquanto ele se erguia e colocava a cabeça na cabine para repor o oxigênio do corpo e, em seguida, subir na cabine e pousar o avião em segurança — relatou o diretor. — Ninguém na Terra consegue fazer isso, exceto Tom Cruise.
A fala recebeu aplausos emocionados da plateia. Questionado sobre como lidou com o medo, Cruise destacou os anos de preparação investidos em seus filmes. Mas, no final, disse ter “gostado da sensação”. ” É apenas uma emoção para mim. É algo que não me paralisa. Eu penso: ‘Ah, isso é emocionante’… Não me importo de encontrar o desconhecido”, disse o astro.
Este não foi o único susto que a dupla levou no épico de US$ 400 milhões (R$ 2,2 bilhões, na cotação atual), o oitavo da franquia conhecida por suas cenas de ação de tirar o fôlego. McQuarrie disse que a cena do avião não foi a única que poderia ter acabado com a produção.
Um dos momentos mais dramáticos do novo filme envolve o personagem de Cruise, Ethan Hunt, mergulhando dentro de um submarino nuclear russo afundado no Mar de Bering. McQuarrie contou que levou dois anos e meio para construir o cenário em Londres.
Fonte ==> Folha SP