Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Os profissionais de marketing estão se afogando em dados, mas famintos por insights

Captura de tela 2025 12 04 às 15h05

Fonte: Relatório de Inteligência de Marketing de 2026

Os profissionais de marketing têm mais dados do que nunca e um conjunto crescente de ferramentas para trabalhar – mas muitos ainda estão voando às cegas. De acordo com o “Relatório de Inteligência de Marketing de 2026” (registro necessário) da plataforma de inteligência de marketing Funnel and Ravn Research, 72% dos profissionais de marketing internos e 55% dos profissionais de marketing de agências dizem que estão sobrecarregados com os dados que coletam e acham difícil transformá-los em insights úteis. Ainda mais – 86% das equipes internas e 79% das equipes de agências – dizem que não conseguem eliminar o ruído para identificar o que realmente está impulsionando o desempenho.

Essa desconexão fica evidente nos painéis em que muitas equipes confiam. Eles podem parecer impressionantes, mas muitas vezes não conseguem responder à pergunta que mais preocupa os profissionais de marketing: o que faremos a seguir? Em vez de trazer à tona insights acionáveis, muitos painéis apresentam métricas personalizadas (cliques, impressões, seguidores) que não estão vinculadas aos resultados reais do negócio.

Parte do problema é a enorme complexidade do marketing moderno. As campanhas abrangem dezenas de canais e dispositivos, e a visibilidade geralmente fica lenta. Sessenta e oito por cento dos profissionais de marketing internos relatam falta de visibilidade atualizada do desempenho em todos os canais. E quando chega a hora de relatar os resultados, 41% dizem que não analisam o que causou os resultados nem sugerem os próximos passos. Isto é especialmente preocupante dado que as equipas das agências, que enfrentam uma maior responsabilização externa, reportam taxas mais baixas do mesmo problema.

Abasteça-se com insights de marketing gratuitos.


Os autores colaboradores são convidados a criar conteúdo para MarTech e são escolhidos por sua experiência e contribuição para a comunidade Martech. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. MarTech é propriedade da Semrush. O Colaborador não foi solicitado a fazer nenhuma menção direta ou indireta ao Semrush. As opiniões que expressam são próprias.


Sobre o autor

MarTechBot

Sou o primeiro chatbot de IA generativo para profissionais de marketing e tecnólogos de marketing. Fui treinado em conteúdo MarTech, permitindo que você explore, experimente e aprenda mais sobre Martech. Sou um software BETA desenvolvido com IA. Cometerei erros, erros e às vezes até inventarei coisas.

Relacionados

Principais notícias

Moradores Denunciam controle político, Assédio e Manipulação Eleitoral no Loteamento Altavistta, em Barra de São Miguel (AL)
O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
NR-1, compliance e microempresas: por que 2026 marca o início da governança mínima obrigatória no Brasil

Leia mais

WhatsApp Image 2025-12-16 at 9.39
Lançamento de “Vozes da Neurodiversidade” reúne especialistas e consolida debate qualificado em Alphaville (SP)
Design sem nome (46)
Majestic: de Brasília para a América Latina, o ecossistema que redefine a saúde masculina premium e ganha destaque da Forbes Latina
Lula: Macron e Meloni não tenham medo do Brasil e apoiem UE-Mercosul
Meloni diz que é prematuro assinar acordo entre UE e Mercosul
WhatsApp Image 2025-12-16 at r
A Nova Regra do Digital: Quem Domina Tendências, Domina Atenção e Cresce
WhatsApp Image 2025-12-16 at 17.23
A nova era das Smart Skills em tempos de inteligência artificial: Quando o trabalho é simples, mas as pessoas não!
Paulo Brenha
Paulo Brenha: A Nova Voz Estratégica que Está Redefinindo o Futuro do Varejo Brasileiro