Eles estavam tão próximos. Após meses de pesquisa, a equipe de marketing do Tiger identificou o caminho perfeito para a integração da IA. Eles fizeram a due diligence, construíram o caso de negócios e garantiram o orçamento. Na apresentação final ao CMO, eles expulsaram a visão de uma equipe nativa da IA que ultrapassaria os limites do marketing e impulsionaria o crescimento das principais linhas.
O CMO assentiu e disse: “Parece ótimo. Mantenha -me informado no ROI” e saiu da sala.
No momento, parecia uma vitória. Eles tinham a luz verde. Mas seis meses depois, eles ainda estavam presos. Sua integração de IA foi paralisada. Somente as pessoas da equipe do Tiger foram treinadas e não sabiam o que fazer a seguir.
O que deu errado? A CMO lhes deu sua bênção. AI era uma prioridade. Ela patrocinou o projeto.
A lição difícil, que custou essa equipe em tempo e dinheiro, era que ela era uma patrocinadora passiva. Suas iniciativas de IA parariam até que entendessem a diferença entre isso e o patrocínio ativo.
Vejo ambos os líderes dando patrocínio passivo e equipes que aceitam o patrocínio passivo diariamente, o que mata os esforços da IA.
A maioria dos patrocínios de liderança nas empresas se parece com o que esse CMO fez. No meu próximo livro sobre a integração da IA, “Hyperadaptive”, chamo isso de patrocínio passivo. É o equivalente a um monarca dando uma onda real de uma varanda distante.
O patrocínio passivo é caracterizado por:
- Aprovação de orçamentos: Assinando os cheques e alocando recursos sem acompanhamento.
- Solicitando relatórios: Pedindo atualizações sobre progresso, KPIs e ROI, sem pedir a história toda.
- Delegação de responsabilidade: Entregando o “como” para a equipe e esperando resultados, sem perceber que você tem um papel contínuo a desempenhar.
- Evitando as ervas daninhas: Permanecendo em uma visão estratégica de 30.000 pés, longe da realidade confusa da implementação, sem reconhecer a realidade problemática das linhas de frente.
Parece e parece liderança, mas está mais próximo da abdicação. Você está financiando uma missão, mas se recusando a ajudar as tropas no chão a navegar pelo terreno. Quando a CMO saiu, ela removeu sua autoridade ativa e engajada, uma das ferramentas mais potentes da equipe para cortar o atrito organizacional.
Cavar mais fundo: a escala da IA começa com as pessoas, não a tecnologia
Os líderes que conseguem com a IA vão além de assinar os cheques e monitorar ativamente seus endossos. Eles se tornam patrocinadores ativos, entendendo que seu papel principal após a aprovação está limpando um caminho para a iniciativa.
Aqui está o que eu faço como líder (e o que você pode pedir aos seus líderes para fazer) para fazer essa mudança.
Etapa 1: Líder pelo exemplo com ai
A mudança mais significativa é usar as ferramentas de IA. Quando a AI chegou, eu estava pronta para deixar a próxima geração ter. Mas então pedi um login, assisti a vídeos do YouTube e passei duas horas por semana, mexendo.
Foi humilhante. Eu era desajeitado e lento, mas também era esclarecedor. Vi imediatamente os benefícios da AI (assim como suas limitações). Eu saí rapidamente do movimento “Podemos substituir todos os humanos por AI”. Ainda não está lá – ainda.
O futuro da liderança não é sobre gerenciar um painel de KPIs – nunca foi sobre isso. Trata -se de conhecer e gerenciar as capacidades de sua equipe. Você não pode treinar um jogo que não entende. Ao sujar as mãos com a IA, você está aprendendo e Sinalizando para toda a sua organização: “Isso é tão importante que estou priorizando aprender sozinho”.
Etapa 2: Troca seu gatekeeper Hat por um pé de cabra
Como patrocinador passivo, vi meu trabalho como guardião dos recursos. Meu trabalho real é remover obstáculos, e não posso fazer isso se assinar um cheque e ir embora.
O projeto de IA paralisado foi pego em um impasse clássico multifuncional entre marketing, TI e governança. Todos concordaram que a IA era uma prioridade, mas ninguém estava disposto a limpar os obstáculos de acesso e afrouxar os corrimãos.
Se eu fosse um patrocinador ativo dessa iniciativa, poderia ter parado de pedir atualizações de status e começar a hospedar reuniões semanais de 30 minutos, onde o único item da agenda é:
- “O que está impedindo você de seguir em frente hoje e quem nesta sala pode consertar?”
Patrocinadores passivos usam sua autoridade para dizer:
- “Vou falar com o chefe e ver se há algum motivo sólido para não permitir o uso das ferramentas de IA incorporadas na suíte da Adobe. Voltarei para você em dois dias.”
As iniciativas de IA afetam toda a organização. Sem um patrocinador ativo usando seu capital político para demolir silos e forçar a colaboração, essas iniciativas morrem lenta morte de mil cortes departamentais.
Cavar mais fundo: sua equipe de marketing está pronta? 8 etapas para a adoção estratégica de IA
Etapa 3: Defenda os resultados com a IA como sua carreira depende disso
Você já jogou o jogo por telefone, onde uma mensagem sussurrou em uma extremidade de uma linha sai completamente mutilada na outra? É o que acontece com os projetos de IA dentro de uma grande organização.
O orçamento inicial é reduzido, as limitações técnicas reduzem o escopo e três pessoas são retiradas da iniciativa. Como resultado, a capacidade das suas iniciativas de IA de fornecer os resultados prometidos é diluída e comprometida. O projeto ambicioso se tornou uma sombra de seu antigo eu.
Como patrocinador ativo, seu trabalho é defender os resultados. Você é a única pessoa que aprovou a visão original e descomprometida. Isso significa:
- Participando das reuniões para as quais você acha que é muito importante.
- Questionando os compromissos necessários.
- Lembrando constantemente a todos por que você está fazendo isso e como é o bem.
O futuro da liderança é ativo
Mudar de um patrocinador passivo para um ativo mudou a maneira como vejo minha função de liderança. A autoridade delegadora pode ser conveniente, mas não é o que a maioria das organizações precisa.
A maioria das organizações de marketing precisa de patrocinadores de IA que são participantes ativos, aprendizes curiosos e removedores incansáveis de bloqueio de estradas. Tudo se resume a uma escolha simples: você aprovará o projeto ou o levará ao sucesso?
Cavar mais fundo: AI Lista de verificação de prontidão: 7 etapas principais para uma integração bem -sucedida
Alimente com informações gratuitas de marketing.
Os autores contribuintes são convidados a criar conteúdo para a Martech e são escolhidos por sua experiência e contribuição para a comunidade Martech. Nossos colaboradores trabalham sob a supervisão da equipe editorial e as contribuições são verificadas quanto à qualidade e relevância para nossos leitores. A Martech é de propriedade de Semrush. Não foi solicitado ao colaborador que faça menções diretas ou indiretas ao SEMRush. As opiniões que eles expressam são suas.