Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sofre com varizes? Conheça mitos e verdades sobre a doença

Câncer de boca está entre os mais incidentes no Brasil

A correria do dia a dia é uma realidade de muitas mulheres brasileiras. Entre as responsabilidades profissionais, tarefas domésticas, cuidados com a família e compromissos sociais, o tempo parece escorregar entre os dedos. Essa rotina intensa, muitas vezes, leva a um acúmulo de atividades que pode resultar em cansaço físico e mental. Alguns dos efeitos mais comuns dessa correria é o desconforto nas pernas e o surgimento de varizes.

Veja mitos e verdades sobre o assunto:

“Cansaço e desconforto nas pernas podem ser sintomas de varizes”

Verdade. Essas sensações podem ser causadas por estilo de vida, como atividades físicas exaustivas, falta de exercícios ou ficar muitas horas em pé ou sentado, mas são também os principais sintomas para quem tem problemas de circulação. “As varizes são veias dilatadas causadas pela insuficiência venosa crônica (IVC), onde há dificuldade de retorno do sangue pelas veias, seja por válvulas localizadas internamente nas veias das pernas que não funcionam direito ou por bloqueios no fluxo sanguíneo. Suas possíveis causas incluem histórico familiar, sobrepeso, idade avançada, sedentarismo e tabagismo”, esclarece o Dr. Márcio Elias, Ginecologista/Obstetra (CRM-SP: 82558), Gerente Médico da Neo Química, unidade de Similares e Genéricos da Hypera Pharma.

“As varizes só ocorrem em mulheres”

Mito. As varizes atingem cerca de 38% da população brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres¹. No entanto, a gravidades do quadro costuma ser pior no sexo feminino². Afinal, as mulheres costumam apresentar uma rotina bastante intensa, muitas delas ainda lidam com uma exaustiva jornada dupla, passando diversas horas seguidas de pé ou sentadas.

“Além disso, o uso de contraceptivos com estrogênio, gestações prévias, constipação intestinal e sobrepeso podem impulsionar o aparecimento de varizes. E elas vão muito além de uma questão de estética pois o desconforto constante pode afetar significativamente a rotina de quem tem varizes, restringindo suas atividades e impactando o seu dia a dia”, complementa o especialista.
 

“Uso de salto alto faz com que haja propensão a varizes”

Mito. Apesar de ter poucos estudos, a maioria aparece concluindo uma relação negativa entre o uso de salto alto e desenvolvimento de varizes. No entanto, há consenso que o uso diário pode levar à piora da função venosa, uma vez que há redução do bombeamento do sangue nas panturrilhas.

“Cremes podem aliviar as sensações de peso e cansaço”

Verdade. Alinhar uma rotina mais saudável, com a prática de exercícios e uma alimentação balanceada ao autocuidado, é essencial. “Além de evitar longos períodos em pé ou roupas muito apertadas, aplicar cremes nas pernas e pés diariamente, pode aliviar aquela sensação de cansaço e outras queixas comuns para quem sofre com varizes. A combinação de arnica, bisabolol, escina e vitamina E, presente por exemplo no Flavonid Creme, pode contribuir para o alívio da dor, o fortalecimento dos vasos e a saúde circulatória”, comenta o Dr. Márcio Elias.

Campanha nacional reforça importância do autoexame e de cuidados diários com a saúde

Rafael Damas | 19:00 – 27/11/2025

 



Notícias ao Minuto

Relacionados

Principais notícias

O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
Startup do Pará desenvolve projetos de habitação. Conheça!
Lula passa por novos exames e é liberado para viagens aéreas

Leia mais

Irmã de Neymar, Rafaella fala da 'vida de casada' com Gabigol
Irmã de Neymar, Rafaella fala da 'vida de casada' com Gabigol
Luciano Menezes integra o time de especialistas do Infinity Day 2025, evento que reunirá líderes nacionais para discutir estratégias, gestão e performance para o próximo ano.
Luciano Menezes participa do Infinity Day 2025 e contribui para debate sobre inteligência fiscal
Fernando Freitas e Bruna Grah entregam reconhecimento a um participante da Confraria dos Palcos durante a imersão, representando o método de formação de novos comunicadores.
Confraria dos Palcos reforça metodologia de formação e revela novos comunicadores em Florianópolis
WhatsApp Image 2025-12-04 at 15.01
Presentes de Natal 2025: 4 dicas alinhadas às tendências que unem experiência, utilidade e propósito
WhatsApp Image 2025-12-04 at 15.01
Femtechs ganham força no Brasil e impulsionam nova era do autocuidado feminino
WhatsApp Image 2025-12-03 at 09.33
Reforma Tributária: mudanças começam em janeiro de 2026. O que as empresas devem fazer?