Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tecnologia a favor da vida: como a saúde digital vem transformando o cuidado oncológico

Ferramentas digitais ampliam o diagnóstico precoce, reduzem abandono de tratamento e aproximam pacientes e equipes médicas na oncologia.

São Paulo, outubro de 2025 – O diagnóstico precoce ainda é um dos maiores desafios no combate ao câncer, mas a tecnologia começa a mudar esse cenário. Ferramentas digitais, que vão da telemedicina ao monitoramento remoto de pacientes, estão ajudando médicos e hospitais a identificar sinais de alerta antes que evoluam para quadros graves — e garantindo maior adesão aos tratamentos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a detecção antecipada pode elevar em até 30% as chances de sucesso terapêutico em determinados tipos de câncer. É nesse contexto que plataformas de saúde digital ganham espaço no Brasil, oferecendo soluções que combinam inteligência de dados, acompanhamento em tempo real e suporte psicológico online.

“Hoje já conseguimos mapear sintomas e padrões que antes passavam despercebidos. Isso não apenas acelera o diagnóstico, impactando a qualidade do desfecho e da qualidade de vida. Além disso, monitoramento remoto, teleconsultas, orquestração de serviços descentralizado podem ajudar a reduzir taxas de abandono de tratamento. A tecnologia traz mais acesso, dados estruturados e previsibilidade ao processo clínico e, ao mesmo tempo, aproxima pacientes e equipes médicas”, afirma André Bressan, especialista em saúde digital.

Além da triagem, aplicativos de lembrete de medicação, sistemas de agendamento inteligente e até plataformas de interação com familiares estão entre os recursos que já mostram impacto positivo. Para os especialistas, a tendência é de integração crescente entre saúde digital e protocolos oncológicos, tanto no setor privado quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo André, o desafio agora é ampliar o alcance: “Temos exemplos concretos de melhora da adesão ao tratamento, mas precisamos garantir que essas tecnologias não fiquem restritas a grandes centros urbanos. Democratizar a saúde digital é essencial para que o impacto seja real.”

Com o aumento da incidência de câncer no país — estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam 704 mil novos casos por ano até 2026 —, especialistas veem na digitalização uma das principais estratégias para dar escala ao atendimento e melhorar os índices de sobrevida.

Sobre André Bressan
Médico, fundador da AB Consult e CMIO da rapha.health, tem mais de 20 anos de experiência no setor de saúde, da prática clínica à indústria farmacêutica, passando por gestão hospitalar, auditorias e health tech. Especialista em Medical Affairs e Saúde Digital, combina experiência executiva, consultoria estratégica e docência para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis em saúde.

Relacionados

Principais notícias

Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento
Instabilidade política ameaça democracias e economia global.
Dupla sertaneja Caio & Henrique lança projeto de dvd em movimento e aquece o setor cultural e do entretenimento

Leia mais

Tucco e Luciano Menezes, diretores da PRNews, durante anúncio da nova sociedade e expansão da plataforma de reputação digital.
PRNews consolida nova sociedade e amplia ecossistema de mídia
Investigada e amiga de chefão morto: quem é Porcelana
Investigada e amiga de chefão morto: quem é Porcelana
Primavera agrava alergias respiratórias: veja como proteger o ar em casa
Da boca ao coração: entenda conexão entre saúde bucal e doença cardíacas
Myrinha 2
Só entende pessoas, quem se permite conhecê-las
WhatsApp Image 2025-10-31 at 18.53
O papel das pequenas indústrias na geração de empregos e no desenvolvimento regional do Brasil
WhatsApp Image 2025-10-31 at 16.10
Weplan eleva o conceito de design e gestão com soluções integradas para ambientes personalizados