Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Comissão aprova projeto que prevê pelo menos 20% da propaganda do governo para mídia regional

Discussão e votação de propostas legislativas. Dep. Alice Portugal (PCdoB - BA)

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Alice Portugal, relatora do projeto

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que destina a mídias regionais pelo menos 20% do total de recursos para contratação de publicidade pela administração pública.

O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), para o Projeto de Lei 1677/15, da deputada Maria do Rosário (PT-RS). A relatora elaborou nova redação, mantendo o objetivo da iniciativa original.

“A desconcentração dos meios de comunicação é indispensável para o desenvolvimento regional, bem como para a valorização de aspectos socioculturais locais, o que, por sua vez, fortalece a democracia”, disse a relatora.

Segundo Alice Portugal, o substitutivo foi necessário porque a Lei de Licitações e Contratos de Publicidade já aborda o assunto. “Assim, muitos dispositivos previstos no projeto original tornam-se desnecessários”, explicou ela.

Conteúdo local
A proposta aprovada exige que os veículos abrangidos pela futura lei tenham conteúdo majoritariamente produzido por produtores locais. Além disso, conforme o texto serão considerados como mídia regional:

  • jornais, revistas e outros periódicos impressos com tiragem entre 1 mil e 20 mil exemplares editados sob responsabilidade de empresário individual ou por microempresa ou empresa de pequeno porte;
  • veículos de radiodifusão local, habilitados na forma da lei, que atendam um município ou conjunto deles mediante uma única estação transmissora;
  • veículos de radiodifusão comunitária, habilitados na forma da lei;
  • aplicações de internet voltadas para difusão de conteúdos que possuam entre 1 mil e 20 mil usuários cadastrados, sob responsabilidade de pessoa física, empresário individual, microempresa ou empresa de pequeno porte.

“A ideia é assegurar o funcionamento de pequenos jornais, rádios e páginas da internet, que são prejudicados pela concentração da publicidade veiculada por instituições”, comentou a deputada Maria do Rosário, autora da versão original.

Próximos passos
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como o texto foi rejeitado pela antiga Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, a tramitação deixou de ter caráter conclusivo e, por isso, a proposta terá de ser analisada também pelo Plenário.

Para virar lei, o texto final terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte ==> Camara

Relacionados

Principais notícias

Moradores Denunciam controle político, Assédio e Manipulação Eleitoral no Loteamento Altavistta, em Barra de São Miguel (AL)
O Crime Quase Perfeito: A Fraude de Diplomas que Engana o Brasil
MS lança Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos e se conecta à agenda da COP30

Leia mais

iOS 26.2 é lançado e traz novidades para música, podcasts e jogos
Quer saber como fazer a bateria do computador durar mais? Veja os truques
WhatsApp Image 2025-12-14 at 18.20
Suzi Cley Ribeiro de Oliveira: Uma Trajetória de Resiliência, Liderança e Transformação
Captura de tela 2025-12-14 224510
Novo Símbolo da Pessoa com Deficiência é Oficial no Brasil
WhatsApp Image 2025-12-04 at 07.50
Unidade liderada por André e Joyce Bianchi ganha destaque no COMLIDE, encontro mundial das unidades LIDE
WhatsApp Image 2025-12-13 at 22.25
Paulo Brenha: um nova voz estratégica do varejo brasileiro se referência em Customer Experience
WhatsApp Image 2025-12-12 at 10.11
A Nova Advocacia: Como a Inteligência Artificial Está Redefinindo a Prática Jurídica no Brasil