Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sem privatizar, governo Lula afunda os Correios – 08/06/2025 – Opinião

0

Acontece nos Correios o que era previsível desde que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afastou a possibilidade de privatização da empresa —aumento acelerado dos rombos financeiros e dos riscos de apagão operacional.

Só no primeiro trimestre deste 2025, a estatal registrou um prejuízo alarmante de R$ 1,7 bilhão, mais que o dobro do apurado no mesmo período do ano passado. Isso depois de fechar 2024 com R$ 2,6 bilhões no vermelho.

A degradação dos balanços aparece tanto na menor geração de receitas como no aumento de custos —especialmente folha de pagamento de pessoal.

Parte da queda de 12% nas vendas de produtos e serviços, para R$ 3,9 bilhões, pode ser atribuída ao menor volume de encomendas internacionais de pequeno valor, agora mais tributadas.

O cerne do problema, entretanto, está na incapacidade de competir com empresas privadas que investem dezenas de bilhões de reais em tecnologia, robotização e eficiência logística.

A promessa de criação de um marketplace próprio e da expansão para novos mercados, como banco digital, soam como delírios diante da insuficiência de recursos financeiros e administrativos, dadas as travas e os vícios do regimento estatal.

Quanto às despesas, também observa-se o padrão petista. Salários e encargos aumentaram 8,7%, para R$ 2,7 bilhões no período, impulsionados por reajustes, gratificações e benefícios previstos em acordo coletivo.

É óbvia a gestão leniente, incapaz de conter o inchaço do quadro de pessoal. A promessa de economizar R$ 1,5 bilhão com novo programa de demissões voluntárias é tardia e insuficiente.

Desde o primeiro dia de mandato, ao retirar a estatal do Programa Nacional de Desestatização (PND), Lula apenas ratificou sua obsolescência ideológica.

É perfeitamente possível manter a natureza pública dos serviços postais com a necessária inserção privada num mercado competitivo e intensivo em capital. Baseado em experiencias internacionais bem sucedidas, o plano de privatização abandonado pelo petista buscava exatamente essa combinação positiva.

Ademais, a universalização do serviço postal, embora relevante, não justifica prejuízos bilionários que oneram o contribuinte.

Em nota explicativa do último balanço, a direção argumenta que 90% dos custos diretos do manejo dos volumes postais diz respeito ao cumprimento da obrigação de universalização, numa aparente tentativa de justificar os prejuízos —mas que apenas releva o amplo escopo para melhoria operacional.

O governo Lula, ao priorizar o controle político sobre a racionalidade econômica, perpetua um ciclo de déficit financeiro e caos administrativo que degrada cada vez mais o patrimônio público. A privatização não é apenas uma opção nesse caso; é uma necessidade urgente para salvar os Correios do colapso.

editoriais@grupofolha.com.br



Fonte ==> Folha SP

Relacionados

Principais notícias

O Retorno do Astro: Paulo Valenttin leva o glamour brasileiro de volta às terras do Tio Sam
TikTok diz ter impacto de mais de R$ 18 bilhões no PIB do Brasil
A Transição Econômica de Parauapebas

Leia mais

'Não se metam nas eleições do Brasil', diz Lula em reação a Trump
'Não se metam nas eleições do Brasil', diz Lula em reação a Trump
STF condena Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação por atuação nos EUA
STF condena Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação por atuação nos EUA
Delegada aponta amadorismo de equipe em morte de jovem em salto sem cordas em SP
Delegada aponta amadorismo de equipe em morte de jovem em salto sem cordas em SP
IMG_4911-Editar (1)y
B2Grow: quando a reestruturação empresarial nasce da prática e devolve o controle aos negócios
Drone ucraniano atinge prédio na Rússia, e deixa um morto e nove feridos
Drone ucraniano atinge prédio na Rússia, e deixa um morto e nove feridos
Estudo revela uma forma mais prática de combater a gordura abdominal
Estudo revela uma forma mais prática de combater a gordura abdominal