Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vai-Vai para a avenida, vou-vou para o meu canto – 02/03/2025 – Becky S. Korich

A imagem mostra uma pessoa segurando um livro aberto com páginas amareladas, enquanto a outra mão segura uma caneca de café. A pessoa está vestindo um suéter cinza e está sentada em um ambiente aconchegante, com uma manta de lã ao fundo.

Quanto riso, oh, quanta alegria… É muita música, muito beijo, muito brilho, muita beleza, muita pele. É alegria demais para a minha disposição.

Não é que eu odeie Carnaval, tem tanta coisa para odiar: pernilongos, coentro, cruzeiros, grupos de Whatsapp, os chatos que odeiam Carnaval, “é sobre isso”. Mas isso não significa que eu ame o Carnaval.

Esse ano quero um pouco menos. Quero menos cores, menos barulho, menos gente, menos suor. Quero ficar em paz comigo e com os outros. “Bandeira branca, amor”.

Quando a Vai-Vai der o seu show na avenida, eu vou-vou é pro meu canto para colocar a leitura e o ócio em dia. Estou pronta para sambar nos Acadêmicos do Sossego, cantar o samba enredo da Unidos da Morgação. Vou é descansar do meu trio elétrico, a Mocidade Alegre de casa, meus meninos, que viajaram para cantos diferente nas “cidades maravilhosas do coração do meu Brasil”. São quatro dias sem ouvir “mamãe eu quero” e “me dá um dinheiro aí”.

Claro que a saudades vai bater, mas amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr.

Não vou atravessar o deserto do Saara nos blocos de rua, vou mergulhar no meu bloquinho de anotações e registrar ideias que no dia a dia são sufocadas pela urgência da vida. Quero a percussão dentro da minha caixa torácica batendo num ritmo mais lento, quero sambar a minha própria música, me inspirar mais do que transpirar.

Estou mais para a crueza real do “The White Lotus” do que para gente fantasiada que se esconde por trás das máscaras. Estou mais para o silêncio do cinema do que caixas de som trepidando. Estou mais para o meu pijama de ursinho do que roupas animal print de leopardo, oncinha e zebrinha.


Quero menos glitter, mais glimmer. Quero os vislumbres da vida, a alegria discreta de momentos fugazes, o brilho das coisas simples. Quero a liberdade para colecionar momentos preciosos sem fazer disso um carnaval, sem data marcada.

Troco o glitter grudento e insistente pelo rosto lavado. Troco os quarenta graus de empolgação por dois ares-condicionados de vinte graus. Troco a alegria histérica coletiva —às vezes, desesperada— do olê-olê-olê-olá, pela monotonia do amor privado. Meu camarote não tem famosos: tem gente mais importante. “Quem sabe, sabe, conhece bem, como é gostoso, gostar de alguém”.

Vou tomar água de coco, sem moderação, para não correr o risco de confundir cachaça com água, porque, como aprendi em outros carnavais, uma vem do alambique e outra vem do ribeirão.

Não quero a insinceridade da “Aurora”, quero as verdades da Eunice.

Não vou vestir a máscara com o rosto da Fernanda Torres; quero vê-la de frente, sem máscara, na premiação. Quero dar uma pausa na minha pausa do carnaval, para fazer o carnaval e torcer para ela trazer a taça para a gente. Não é só o cinema, não é só a Fernanda que merecem isso; o Brasil merece isso. Marchinha só no Carnaval.

A inocência do Carnaval das bisnagas, confetes, serpentinas ficou no passado. Quando eu achava que Dalva era o nome de uma estrela que no céu desponta; que Aurora era a claridade do amanhecer; que a pipa do vovô, que não subia mais, era aquele brinquedo com varetas e papel fino preso por uma linha. Não era só a Chiquita que era bacana, todos os amigos da rua éramos iguais. As águas vão continuar a rolar, se a canoa não virar.

Carnaval pode ser tudo e pode ser nada, pode ser festa e pode ser fuga. E, para mim, neste ano, é só um feriado em uma “Cidade vazia”. E que delícia que é.



Fonte ==> Folha SP

Relacionados

Principais notícias

O Retorno do Astro: Paulo Valenttin leva o glamour brasileiro de volta às terras do Tio Sam
TikTok diz ter impacto de mais de R$ 18 bilhões no PIB do Brasil
A Transição Econômica de Parauapebas

Leia mais

'Não se metam nas eleições do Brasil', diz Lula em reação a Trump
'Não se metam nas eleições do Brasil', diz Lula em reação a Trump
STF condena Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação por atuação nos EUA
STF condena Eduardo Bolsonaro pelo crime de coação por atuação nos EUA
Delegada aponta amadorismo de equipe em morte de jovem em salto sem cordas em SP
Delegada aponta amadorismo de equipe em morte de jovem em salto sem cordas em SP
IMG_4911-Editar (1)y
B2Grow: quando a reestruturação empresarial nasce da prática e devolve o controle aos negócios
Drone ucraniano atinge prédio na Rússia, e deixa um morto e nove feridos
Drone ucraniano atinge prédio na Rússia, e deixa um morto e nove feridos
Estudo revela uma forma mais prática de combater a gordura abdominal
Estudo revela uma forma mais prática de combater a gordura abdominal